Abertas as inscrições para o Prêmio Capes Talento Universitário

08 novembro, 2019

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Capes Talento Universitário, que devem ser realizadas até as 23h59 da próxima terça-feira, 12 de novembro. Podem participar os estudantes brasileiros de instituições públicas, privadas ou militares, independentemente de cursarem modalidades presencial ou a distância, que ingressaram em algum curso de graduação no ano de 2019, e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018.

Para testar o nível de conhecimento dos participantes e selecionar os de melhor desempenho, será aplicada pela Capes, através da Cesgranrio, uma prova de 80 questões, de múltipla escolha, de conhecimentos gerais. O resultado será divulgado no primeiro semestre de 2020. A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) premiará mil estudantes com R$ 5.000,00. O Prêmio Capes Talento Universitário irá subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior.

COMO SE INSCREVER – As inscrições podem ser realizadas através do link https://talentouniversitario.capes.gov.br. É necessário clicar em “Primeiro acesso do candidato” e, em seguida, informar CPF, data de nascimento e e-mail pessoal. Após o procedimento, uma senha será criada e enviada ao e-mail informado. O cadastro serve para o candidato acessar o protocolo de participação, a confirmação da inscrição e saber o local de prova. As informações também vão auxiliar na preparação logística da prova.

Os candidatos ao prêmio não podem ter débito, de qualquer natureza, com a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa. A prova acontece no dia 8 de dezembro, no período da tarde, em 60 municípios brasileiros, localizados nas 27 unidades da Federação.