Evento lança empreendedores de moda e gastronomia

09 julho, 2019

Em sua quinta edição, o Voga – ação realizada por alunos da Faculdade Senac – apresentou, desta vez, um formato diferenciado. Realizado no Espaço de Convivência, do novo prédio da Faculdade, o projeto “Voga & Gastrô em Cena” contou com desfiles, exposição e degustação de produtos e marcas criadas por alunos concluintes dos cursos de Gastronomia e Design de Moda. Tudo isso, em um ambiente colaborativo, unindo moda e gastronomia, num só lugar.

A ideia da ação é apresentar os estudantes ao mercado, como novos designers e chefs, estimulando o empreendedorismo, com o lançamento de uma marca. Algumas já existiam, enquanto outras foram criadas durante a graduação. “Essa junção é importante, pois une o aluno que nunca participou de um evento como esse, com outro que já tem alguma experiência. O projeto contou com a colaboração de mais de 50 alunos de Design de Moda, de diversos módulos, cada um com funções diferentes”, comenta a coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, Daniela Vasconcelos.

Uma das alunas concluintes, Luana Alencar, lançou a marca Habilité, inspirada em mulheres fortes dos anos 40. “Estamos muito felizes de estar concluindo o curso. As perspectivas para o mercado são muito boas”. Rodrigo Ecles ressalta que a experiencia foi maravilhosa, pois foi a primeira vez que teve contato com um desfile. “Nunca fiz um desfile antes, e estou sendo muito grato pela Faculdade me proporcionar isso, e por tudo que aprendi ao longo do curso. Espero que as pessoas consigam entender meu novo conceito, que é uma marca voltada para o público sem sexo, que não tem identidade, é a Hermafrodite. São peças com modelagens simples, que servem tanto para meninos, quanto meninas, com cores fortes e estampas autorais”. Já Carolyna Gomes, da marca Geek Alternativo, lançou peças para o público geek. “O conceito é para esse público que gosta de se destacar, é para pessoas que curtem esse movimento que está em alta. Minha marca já está no mercado desde 2015. E essa é minha primeira coleção de roupas”.

Empreendedorismo – O desfile contou com 10 marcas, entre peças de roupas e acessórios, enquanto os estandes trouxeram oito empresas com produtos de confeitaria, equipamentos e utensílios de cozinha, alimentação fitness, hamburgueria, marmita afetiva, entre outros. “O evento foi uma grande culminância do curso, um diferencial enorme pra quem precisar ter uma atuação diferente no mercado de trabalho. Algumas marcas foram criadas na disciplina de Planejamento em Empreendimentos Gastronômicos”, destaca a professora da disciplina, Michelle Pinheiro.

A aluna Patrícia Ximenes, da Bolos Paty Ximenes, explica que, a princípio, seu objetivo em fazer Gastronomia era apenas um aprendizado para contribuir na área de confeitaria. Porém, ela foi surpreendida com a didática e ensinos práticos de cozinha. “É um mundo novo, onde conhecimento e amor se misturaram a cada aula. Fazer parte de uma instituição com a grandeza do Senac foi um aprendizado com desafios a cada módulo”.

Patrícia completa ainda que, empreender é o que sempre desejou. “O curso oferece disciplinas e técnicas para sairmos capacitados para o mercado de trabalho, garantindo a formação adequada na área de gestão. E o evento, como um todo, foi lindo, pois promoveu experiência prática para os empreendedores, onde duas áreas distintas puderam compartilhar o mesmo espaço. Como não dar certo? Tenho certeza que para os demais, como para mim, foi uma oportunidade única”.

A concluinte do curso de Gastronomia, Kátia Cecília, apresentou a Marmideli, projeto gastronômico baseado no conceito de cozinha afetiva de fácil acesso, onde os pratos oferecidos são temperados e montados com muito carinho. “Acreditamos que ao cozinhar, esse amor pode ser passado pelas mãos até chegar ao coração de quem aprecia uma boa comida. O evento Voga & Gastrô em Cena trouxe para Marmideli a chance de apresentar sua cozinha e o carinho. Fizemos degustação de mini marmitas, com escondidinho de carne de sol, bastante apreciado por todos que estiveram prestigiando o nosso evento. Agradeço aos professores e organizadores desse evento, que proporcionaram visibilidade ao nosso negócio, e a certeza de que, com todo o conhecimento adquirido, foi possível tornar real um sonho de um projeto. Estou muito orgulhosa de dizer que uma simples cozinheira, tornou-se uma chef de cozinha de marmitas afetivas com muito amor, perseverança e fé”.