Faculdade Senac leva o primeiro lugar em concurso da Agrinordeste

27 setembro, 2019

A Faculdade Senac e a UHT estão em festa! O motivo de tanta alegria é porque os estudantes do curso de Gastronomia, Alex Lima e Thiago Cavalcanti, levaram o primeiro lugar no Concurso Sabor do Campo Novos Talentos, do Agrinordeste, e os alunos do curso de Cozinheiro, George Luís Nunes Paulino e Gidyane Gomes de Alcântara, ficaram em terceiro lugar. Coordenado pelo chef César Santos, o concurso é voltado aos estudantes de gastronomia.

O Novos Talentos é uma grande oportunidade para revelar nomes para o mercado, cuja ação é dividida em três etapas, onde os candidatos são desafiados a apresentarem trabalhos de excelência. Um ponto relevante da competição é a utilização de ingredientes regionais disponíveis na Feira de Produtos do Campo, integrada ao Agrinordeste. Os participantes receberam a missão de preparar pratos com o queijo coalho como ingrediente principal, devendo ser servido com dois acompanhamentos. “Eles tiveram apenas cinco minutos pra escolher os ingredientes e 10 minutos pra escrever a receita. O tempo de preparo e entrega do prato foi de 1h, e a dupla vencedora usou o produto grelhado, servido com molho agridoce de mel de engenho e cebolas, cebola crocante e purê rústico de batata doce”, destaca o chef e professor Robson Lustosa. Foram jurados nessa competição os chefs Leandro Ricardo (Consultor), Lúcia Soares (Portomix), Ana Cassia (Agrinordeste) e Claudia Luna (Seu Luna).

No total, nove instituições de ensino participaram da competição do Sabor do Campo, arena gastronômica dentro da Agrinordeste. O espaço também contou com 16 estandes, na praça de alimentação, aberta ao público, e uma cozinha show, com oficinas de grandes chefs, a exemplo de Rafael Andrade, Carmem Virgínia, Anna Corina, Nina Burkhardt, Leandro Ricardo e Rapha Vasconcelos, entre outros. Cerca de 30 alunos da Faculdade Senac e do Senac deram apoio aos profissionais durante todo o evento.

A coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, Luciana Sultanum, que também apresentou aula-show no Sabor do Campo, acredita que este é um prêmio muito importante, pois além de motivar, também serve de exemplo para incentivar outros estudantes a terem o interesse pela gastronomia regional. “O concurso e o Agrinordeste possuem a função de levar os alunos para um contato mais próximo ao mercado, e também de levar o mercado para junto das instituições, uma vez que os estudantes participaram como monitores de chefs de renome nacional durante as oficinas. Foi um resultado grandioso, que vem agregar ainda mais valor à instituição como um todo”.