Fortalecimento Acadêmico Continuado – FAC 4.0



Conceito

O FAC 4.0 será implantado abrangendo o período de 4 anos, de 2020 a 2023, com objetivo principal de promover o fortalecimento acadêmico dos cursos do SENAC–FACULDADE através de ações afirmativas e diferenciadas, que promovam mudança do conceito institucional da Faculdade do atual 3 para 5 ou 4, conforme o SINAES – Sistema de Avaliação do Ensino Superior do MEC.


Objetivos

Fomentar ações de fortalecimento acadêmico dos cursos do SENAC–FACULDADE buscando a excelência na qualidade das ações educacionais, mudança de cultura, alcance de metas institucionais e a potencialização do valor social agregado ao discente e docente.


Ações do Programa FAC 4.0

 

MONITORIA

Consiste numa excelência acadêmica, que tem como finalidade a iniciação à docência, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Tem como objetivos de fortalecer o ensino de graduação na Faculdade Senac, apoiando o desenvolvimento de planos de ensino com trabalho de monitoria; despertar o interesse pela docência; contribuir para a produção do conhecimento; estimular o interesse pelo ensino, pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, através de atividades ligadas ao ensino ou à sua vivência durante a monitoria.


INICIAÇÃO CIENTÍFICA

É uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação da Faculdade Senac em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica, daí o caráter de “iniciação” e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado ou não a um laboratório da Faculdade Senac no qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador. Tem como objetivos de promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzem o estudante no domínio do método científico, em todas as suas etapas; Qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais, tanto técnico-científico quanto do ponto de vista ético-humanista, comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico da região;  Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, consolidando grupos e linhas de pesquisa e incrementando a relação entre a Pós-Graduação e a Graduação; Contribuir para tornar a Faculdade Senac um centro de excelência na produção do conhecimento científico.


BOLSA PERMANÊNCIA

O Programa de Bolsas Permanência tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Faculdade Senac com a concessão de auxílio financeiro. Tem como objetivo viabilizar o ingresso de discentes carentes e conceder bolsas de auxílio.


FOMENTO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Fomento à Produção Científica visa auxiliar e fomentar a produção científica da Faculdade Senac, seja na publicação, na participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, bem como, na realização de projetos finais e de pesquisa. Tem como objetivo de apoiar diretamente pesquisadores produtivos que tenham marcada participação nos esforços de ampliação e consolidação da produção científica da Faculdade Senac.


APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO

O Programa de Apoio a Projeto de Extensão visa convocar a comunidade acadêmica da Faculdade Senac, para apoiar e desenvolver de Projetos de Extensão, disseminando conhecimento, incentivando e contribuindo para o desenvolvimento local e regional em questões atinentes à saúde, à educação, à tecnologia, ao meio ambiente, ao empreendedorismo e à sustentabilidade. Os critérios de avaliação para o apoio e o financiamento de projetos estão diretamente associados aos campos da interdisciplinaridade, nas dimensões interna e externa, mediante o desenvolvimento de ações inovadoras que elevem a qualidade do ensino de graduação. Tem como objetivos de promover a difusão e o intercâmbio das ações de extensão nas áreas de gastronomia, design, gestão, comércio, tecnologia e de outras consideradas relevantes pelo Senac Pernambuco; Promover o interesse e a participação de estudantes da Faculdade Senac em ações de extensão, de modo a despertar e externar a vocação extensionista da Faculdade Senac junto à sociedade; Contribuir para a transformação social dos docentes, discentes e da comunidade alvo; Fomentar a realização de ações integradas (Ensino, Pesquisa e Extensão) nas seguintes áreas temáticas: gastronomia, design, gestão, comércio, tecnologia; Descentralizar as ações de extensão e cultura da Faculdade Senac para além muros, inclusive, promovendo a inter-relação entre suas unidades de ensino médio e superior.


APOIO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

O Programa de Apoio a Projetos de Inovação Pedagógica visa contribuir para resolução de problemáticas e melhoria da aprendizagem. Assim desenvolver projetos inovadores, a partir das necessidades e realidades, no intuito de minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela Faculdade Senac, além de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente, bem como, a redução da evasão. Tem como objetivos de fortalecer o ensino de graduação na Faculdade Senac, apoiando o desenvolvimento de projetos inovadores de currículos e práticas pedagógicas, de acordo com a função social da Faculdade; Promover o enriquecimento do processo educacional mediante a realização de propostas pedagógicas inovadoras; Incentivar e promover o desenvolvimento de metodologias, recursos didáticos, procedimentos, avaliações e tecnologias que visem à melhoria do ensino e da aprendizagem com características inovadoras;  Melhorar o processo do ensino e da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes nos componentes curriculares, contribuindo para elevar os indicadores de qualidade da educação;  Incentivar a adoção de experiências interdisciplinares e contextualizadas que se orientem à solução de situações problemas que se articulem com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC´s).


INTERNACIONALIZAÇÃO

O Programa de Internacionalização visa fomentar a consolidação de um ambiente internacional na Faculdade Senac como parte do processo de busca por uma excelência acadêmica de classe mundial que legitima a prática da liderança pertinente e esperada desta instituição nos cenários nacional e internacional. O PI tem como objetivos de despertar o interesse pela Internacionalização; Criar um ambiente acadêmico internacional e consequentemente para a qualidade dos programas e excelência do recurso humano formado; Realizar ações de fomento, de capacitação e de geração de intercâmbio em programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes da Faculdade Senac Pernambuco e Instituições de Ensino Superior – IES estrangeiras; Orientar estudantes sobre os conhecimentos e ferramentas para seguir as atividades de internacionalização; Fomentar oportunidades para os estudantes da Faculdade Senac, como sobre bolsas sanduíche, duplo diploma, financiamentos bi/multilaterais, mobilidade dentro de programas de Pós-Graduação com instituições parceiras conveniadas; Incentivar e apoiar os programas na realização de workshops para identificar interesses entre programas da Faculdade Senac e de instituições estrangeiras; Estimular a mobilidade internacional de estudantes e docentes da Faculdade Senac; Promover projetos colaborativos de pesquisa acadêmica; Apoiar parcerias estratégicas entre a Faculdade Senac e IES estrangeiras. Os projetos deverão contemplar missões de trabalho de pesquisador brasileiro no exterior, missões de trabalho de professores visitantes estrangeiros junto a programas de pós-graduação da Faculdade Senac, missões de estudo de estudantes em instituições estrangeiras e a realização de seminários e workshops junto a programas de pós-graduação da Faculdade Senac e submissão de projeto de pesquisa conjunto para uma agência de fomento internacional.


INCUBADORA E FOMENTO A JOVENS EMPREENDEDORES

Programa de Incubadora e Fomento a Jovens Empreendedores visa fomentar nos estudantes da Faculdade Senac PE uma educação empreendedora desde a graduação até o ingresso destes indivíduos no mundo do trabalho. Tem como objetivo fomentar nos estudantes dessa IES, habilidades e competências empreendedoras, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação profissional tecnológica.


Editais 2020