Macramé, criações de alunos de Design de Moda da Faculdade Senac prometem impressionar na Passarela Fenearte

Esta postagem foi publicada em 4 de junho de 2013

Design de Moda; 04.06.2013
Macramé, criações de alunos Design de Moda da Faculdade Senac prometem impressionar na Passarela Fenearte.

Toda delicadeza, precisão e impacto visual da renda deverão ser traduzidos no desfile dos alunos da Faculdade Senac Pernambuco, a partir das 18h do dia 6 de julho, na Passarela Fenearte, dentro da 14ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que este ano terá como tema geral “Mulher Rendeira”. Os 15 looks, criados e produzidos por estudantes do curso superior em Tecnologia de Design de Moda, tiveram como ponto de partida o macramé, tipo de renda com tecelagem manual, que revela o poder e a inventividade da manufatura do Estado.

A coleção, composta por vestidos com comprimentos que vão do curto ao médio e que foi criada para o segmento casual chique, revela elementos fortes das tendências atuais, tais como assimetrias (com pontas para todos os lados) e decotes frontais e nas costas. Os tecidos escolhidos para desenvolver os looks foram todos de fibras naturais, como o linho, a cambraia e o algodão. A cartela de cores é formada por tons que vão do nude ao bordô, passando ainda por amarelo e pêssego.

“O que chamou a atenção na seleção interna das criações este ano, além da qualidade, foi a pluralidade de níveis de formação dos candidatos: alunos do 1º ao 4º módulos tiveram seus looks escolhidos, o que demonstra um enorme nível de coesão no que diz respeito à excelência da criação”, declara Danielle Simões Borgiani, coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac.“Nossa expectativa é repetir o sucesso alcançado no desfile do ano passado, em homenagem à obra Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, que deixou o público presente maravilhado”, completa.

A Faculdade Senac promoveu um concurso interno para escolher as melhores criações e todos os alunos selecionados para o desfile passaram por uma oficina de especialização em macramé a fim de se apropriar da técnica e representá-la detalhadamente nos seus looks. A opção para dar unidade à coleção foi utilizar fios encerados, que preservam a vivacidade das cores e causam uma maior impressão no contato visual. Desde o anúncio dos aprovados, eles tiveram cerca de três semanas para confeccionar as peças que conceberam.