Esta postagem foi publicada em 14 de junho de 2018

Presente na mesa do brasileiro e em diversos lugares do mundo, o pão é um alimento milenar, que possui inúmeras receitas e possibilidades de preparo. Para mostrar toda a versatilidade dele, os alunos do 5º módulo do curso de Gastronomia apresentaram, no dia 07 de junho, a Mostra de Especialidades da Panificação Mundial, que reuniu receitas de 25 países dos cinco continentes, na programação da XIX Mostra de Extensão da Faculdade Senac. França, Itália, Espanha, Argentina, Japão, Chile e Turquia foram alguns dos países representados.

Além da mostra, os alunos conferiram palestras sobre o Mercado no Ramo dos Panificadores. Pela manhã os estudantes assistiram à apresentação proferida por Fernando Mesquita, historiador e chef consultor, com experiência de mais de 18 anos no segmento, à tarde com Ana Carolina Rocha do empório Rose Beltrão. À noite, foi a vez de Marcos Gurgel, da Campo Ferteli Padaria Gourmet, falar sobre o mesmo tema. A atividade foi coordenada pelas professoras Cristiane Barros (manhã e noite) e Marie França (tarde), dentro da disciplina de Panificação.

“Desde o início do semestre, os alunos foram pesquisando, conhecendo os continentes e elaborando suas receitas. Cada grupo teve autonomia para decidir que país e que receita fariam”, disse a professora Cristiane. Resgatar a raiz da panificação, apresentar um pão mais saudável e a origem dele foram alguns objetivos do projeto.

Para a aluna Maysa Tavares, de 52 anos, a tarefa de estudar e preparar uma receita foi fácil. “Desde os 10 anos cozinho e fazia tudo do almoço, além disso, estou acostumada a fazer pão”, disse a aluna, que cursa sua primeira graduação. O prato preparado por ela foi a Pogaça, pão típico da Turquia, que tem sabor salgado e é recheado. Na sua versão, Maysa colocou ricota e salsinha.

Uma ideia sobre “Mostra de Especialidades da Panificação Mundial apresentou pães de diversos países

1. Amei a amostra. Parabéns a todos que se desempenharam para tornar esse dia maravilhoso e parabéns à professora Cris Barros por ser uma professora nota 1000000000…..!