Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Petrolina recebe alunos do curso de Gastronomia em visita técnica

05 julho, 2019

Alunos do curso de Gastronomia da faculdade Senac realizam visita técnica em Petrolina. Sob a orientação do professor Robson Lustosa, o grupo participou de almoço harmonizado com a Miolo e fez visitação à vinícola Santa Maria, da Rio Sol, além de conhecer restaurantes locais, o Bodódromo e a Feira da Areia Branca.

O aluno Rodrigo Janson diz que a viagem foi bem interessante, pois une teoria e prática do que viu em sala de aula, na disciplina de Enogastronomia. “A gente teve contato com um enólogo da própria Miolo, junto com o chef que elaborou os pratos, o que faz toda a diferença em uma viagem como essa. É uma oportunidade única de conhecer as vinícolas de perto, e entender como funcionam os processos de fabricação de um vinho, bem como o mercado local de vinhos e gastronomia. Não é toda instituição que proporciona esse tipo de atividade, e esse é o grande diferencial do Senac, ressalta, Rodrigo.

Harmonização – O almoço aconteceu no restaurante Duchef, com pratos assinados pelo chef Rafael Yamaguti, que já atuou no Senac Petrolina e é formado pelo Centro Universitário Senac São Paulo. A ação seguiu com harmonização de vinhos guiada pelo enólogo Rodrigo Fabian, do Grupo Miolo. Segundo Robson Lustosa, foram degustados pratos autorais numa fusão da culinária internacional com a cozinha sertaneja e vinhos da Miolo, produzidos no Sertão do São Francisco. “Foi feita uma sequência de harmonização de diferentes estilos de vinho, desde a entrada até a sobremesa. O chef e o enólogo possibilitaram uma variedade de entradas para experimentar com o primeiro vinho branco, um corte de Pinot Grigio e Riesling (vinho produzido na região da Campanha/RS): ceviche de tilápia, queijo coalho assado com mel, canudinho de cogumelos e bolinhos de bacalhau e macaxeira”, destaca.

Os pratos à base de carne vermelha foram escolhidos individualmente: medalhões de filés grelhados servidos com crosta de castanhas e baião de dois; carne de sol à parmegiana e carne de sol com salada de batatas. E foram harmonizados com vinho Syrah, produzido na região do Vale do São Francisco, com notas de ameixa seca, cacau e bergamota. Para a sobremesa, cocada quente com sorvete de baunilha, harmonizada com um vinho espumante Moscatel, também produzido no Vale do São Francisco. Este rótulo possui notas cítricas e de frutas tropicais se combinaram com a doçura e cremosidade da sobremesa.

Robson Lustosa detalha que, ao longo da degustação, o enólogo Rodrigo Fabian falou sobre a produção vitivinícola, destacando a produção da Miolo em diferentes contextos de terroir, comparando o potencial da região Sul com a região Nordeste. “Ele abordou também os tipos de vinhos, os métodos de vinificação e, por fim, os princípios de harmonização de vinhos com comida”.

Para Robson Lustosa, a atividade, como um todo, foi bem proveitosa, pois os alunos entendem de perto tudo o que foi visto em sala de aula. “Eles puderam entender como funciona o processo de vinificação, desde a colheita da uva, até a etapa final, da harmonização com pratos”.