EAD Gestão Escolar

Apresentação

O curso é direcionado a pessoas interessadas em atuar como gestores de escolas públicas ou privadas de educação básica, incluindo educação profissional, e que sejam graduados em Pedagogia ou licenciados em áreas afins.
Ao oferecer este curso a graduados do curso de Pedagogia ou de Licenciatura, o Senac tem por objetivo formar especialistas em Gestão Escolar, propiciando as condições para o desenvolvimento de competências profissionais no que concerne às atribuições envolvidas nas funções de direção escolar de instituições públicas ou privadas de educação básica, incluindo educação profissional.

Mercado de trabalho

As organizações educacionais têm imensa responsabilidade diante da relevância da educação na melhoria do patamar econômico e social do país. No entanto, o cenário atual exige dos gestores educacionais a aplicação de novos conceitos, novas competências, novas estratégias e ferramentas de gestão.
O gestor de organizações educacionais do século 21 deverá buscar uma qualidade técnica que irá subsidiá-lo no “como fazer” aliada a uma qualidade reflexiva que lhe dará a clareza de “para onde” e “para quê fazer”. O curso Especialização em Gestão Escolar da Rede Pós-EAD Senac compreende que a complexidade contemporânea e a rapidez de suas transformações nos impelem para o desenvolvimento de um gestor dinâmico, democrático e empreendedor.
O aluno concluinte do curso Especialização em Gestão Escolar estará apto a planejar, coordenar e avaliar a operação educacional e os processos administrativos e pedagógicos de escolas públicas e privadas dedicadas à educação básica, incluindo educação profissional, de modo a assegurar resultados educacionais e sociais relevantes, bem como a sustentabilidade da instituição.

Certificado

O aluno aprovado receberá o certificado de Especialização em Gestão Escolar, expedido pelo Departamento Nacional do Senac, credenciado pelo Ministério da Educação por intermédio da Portaria 554, de 12/3/2004, e da Portaria 838, de 3/4/2006.
O curso de pós-graduação lato sensu, a distância – Especialização em Gestão Escolar atende ao disposto no artigo 64 da Lei 9.394/1996 da LDB:
“A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.”
Uma informação importante: os que são portadores de diploma de licenciatura em qualquer área e que tenham experiência no exercício da função docente ficam aptos a atuar como gestores escolares.

Carga horária

360 horas, distribuídas em 13 meses, correspondentes à leitura dos materiais, realização das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem e tempo dedicado da tutoria para a elaboração do Projeto Integrador. Além dessa carga horária, está prevista a participação em três momentos presenciais obrigatórios (aula inaugural, avaliação final e apresentação do TCC).

Pós EAD