Pães do mundo na XVII Mostra de Extensão da Faculdade Senac

26 novembro, 2019

Alunos do 5° Módulo do curso de Gastronomia da Faculdade Senac participaram, no dia 18 de novembro, da Mostra de Especialidades da Panificação Internacional, dentro da programação da XVIII Mostra de Extensão, no salão de Eventos da Faculdade Senac. Sob orientação do professor Kleber Silva, eles produziram diversos tipos de pães do Continente Europeu, Asiático, Africano e Americano.

A abertura da Mostra contou com participação de Paulo Carvalho e Cecília Belucci, da Molino Grassi; Índio, da Cia. do Croissant e Francisco Luna, da Vila Amizade. Cada empreendedor falou um pouco do seu negócio e de como entraram no mundo da panificação, os desafios e a trajetória até os dias de hoje. Os convidados provaram e aprovaram os pães.

O professor Kleber Silva destaca que foi fantástico trabalhar com os alunos nesta produção. “A gente trabalha o semestre inteiro para chegar a este resultado positivo, onde cada um trabalha um pão de um país específico. Pra mim, foi bem satisfatório e percebo que expandiu os horizontes deles. Tem aluno já pensando em sem aprofundar e até empreender na área de panificação”. Um destes alunos é o Marcos Paulo. “Com o incentivo do professor, estou bastante motivado a empreender na área. Executar esse projeto foi bem inovador, pois colocamos em prática a elaboração de pães que nem conhecíamos. Pra mim, e para a turma, foi bem desafiador e gratificante”, avalia.

A aluna Elizabeth Dias diz que foi maravilhoso participar da Mostra e agradeceu aos professores por todo o apoio e oportunidade de aprendizado. “Fizemos várias descobertas culturais em relação à panificação de cada região. Foram muitas dificuldades encontradas pela turma, mas também foi bem engrandecedor, ficamos muito felizes com os resultados”.

Um dos convidados, Francisco Luna acredita que essa “fornada” de novos alunos de Gastronomia é excelente para o mercado. “Fico bem feliz em ver uma instituição como o Senac formando mão de obra de alto nível. Isso é ótimo para nós, donos de empreendimentos de panificação, pois vemos que está chegando gente cada vez mais qualificada para trabalhar e botar a mão na massa”. O proprietário da Cia do Croissant, índio, degustou vários pães e achou tudo excelente. “Degustei pães de várias partes do mundo e achei tudo muito delicioso. Avalio que os estes estudantes já estão prontos para o mercado. Parabéns a todos”.