Voga apresenta marcas e peças criadas pelos alunos da Faculdade Senac

Esta postagem foi publicada em 2 de julho de 2018

“Mercado e futuro”. Esse foi o tema da terceira edição do Voga – Empreender em Moda, realizado pela Faculdade Senac, que aconteceu ontem (01/07), no Marco Pernambucano da Moda, no bairro do Recife. O evento apresentou as coleções de 13 marcas de moda praia, fitness, infantil, unissex, íntima e casual, além de acessórios, criados pelos alunos do curso de Design de Moda, que se lançam como profissionais para o mercado. Foram elas: Arianne, Utoppic, Amarílis, Estrela do Mar, Mima.Fit, Concubino, Variante, Arecifes, Florescer, Orbe, Machos Stream, XXYX e Tie Consultoria.

À frente do Voga, o professor do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, Eduardo Maciel, diz que alguns estudantes atuam nas áreas de criação, consultoria e produção de moda. Segundo ele, o evento é uma forma da Faculdade lançar mão de obra qualificada no universo da moda. “A intenção é que eles saiam com um nome reconhecido entre possíveis clientes e formadores de opinião”. Ele completa que foram preparados 13 vídeo-books, onde os formandos mostram o conceito de suas marcas, culminando no desfile das peças. “Muitos já possuíam uma marca e outros apenas tinham uma ideia engavetada, e esse é o momento de mostrarem seus talentos, afinal, o curso Design de Moda abre várias possibilidades de trabalho, desde consultoria, produção, criação até modelagem. A moda é o fio condutor, e as possibilidades de trabalho são imensas”, destaca.

Ao lado de Eduardo Maciel, a professora de Gestão e Empreendedorismo, Paava Carvalho Filgueira, desenvolveu os talentos de cada aluno para o Voga. “Minha função foi ajudá-los a descobrir qual era a motivação empreendedora que tinham, e o que havia de melhor neles que pudesse extrapolar do âmbito pessoal para o mundo dos negócios. Foram meses tentando descobrir e desenvolver potenciais. A intenção do evento é transformar sonhos em realidade. Não é empreendedorismo fake, é vida real”.

Aos 19 anos, a aluna Ruanny Mendes diz que, com o Voga, realizou um sonho. “Desde que entrei na faculdade sonhava em lançar uma marca. Minha coleção tem estilo casual esportivo, feminino e masculino, com sete conjuntos entre moletons, casacos e bolsas. A marca Variante tem como missão criar peças variadas, com tendência ao estilo minimalista e despojado. O destaque é para o preto e branco, mas esta coleção saiu ainda com azul e vermelho, com entrelaçados e amarrações unindo passado e o presente. A ideia é que a cada nova coleção, seja lançada uma nova cor. Quero que a marca seja reconhecida pelo seu estilo diferenciado”.

A formanda Maria Eduarda melo apresentou a moda praia, aproveitando a tendência dos bodys. “Pensei em algo prático para a mulher brasileira, que pudesse ser usado tanto na praia quanto no casual, que ela possa ir da praia direto ao shopping, passear ou viajar”.

Já Josiane Cruz acreditou no plus size. “Observei o mercado de moda e vi que este segmento está em crescimento. Minha criação foi feita, particularmente, pensando em mim mesma, que sou plus size. A gente até encontra roupas para nossos tamanhos, mas a moda praia ainda está em desenvolvimento. A minha marca Arecifes vai invadir o Verão 2019. É uma moda sexy, empoderando a mulher, mostrando que o nosso corpo é nosso, e que ninguém tem o direito de dizer como ele deve ser”.

A coordenadora do curso de Design de Moda, Daniela Vasconcelos, comenta que o evento é o fechamento do semestre e do curso para os alunos. “No Voga eles vivenciam cinco unidades temáticas onde trabalham coleção, projeto, produção de moda, acessórios, empreendedorismo e confeccionam peças”.

A diretora da Faculdade Senac, Terezinha Ferraz, completa que é um momento de muito orgulho para a instituição, pois expressa o processo de aprendizagem dos alunos. “É uma demonstração da qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade Senac, onde expõem as marcas e peças assinadas por eles. A gente pode perceber a importância desse evento para a vida deles, seja como autônomo ou como profissional inserido no campo da moda. É uma demonstração do porquê da Faculdade Senac ser referência como uma das melhores no estado de Pernambuco e na região Nordeste”.

Uma das expectadoras do evento, Inês Prazeres veio prestigiar uma amiga e achou tudo incrível. “Eu amei o evento. Gosto muito de moda e sei que há roupas para o dia a dia e as que são conceituais, que são arte, mas gosto de apreciar tudo. Acredito que é importante valorizar a moda em Pernambuco, e não tenho conhecimento de outras faculdades que valorizem esse tipo de curso”. Solange Oliveira também estava lá para prestigiar sua filha, uma das criadoras das peças. “O Senac tem uma tradição e o curso de Design de Moda é uma referência. Você não precisa sair daqui para estudar fora. Por isso, acho esse tipo de iniciativa importantíssima para a moda pernambucana.

Por: Luciana Torreão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *