Alunas de Design de Moda de Caruaru são destaque em guia de jeanswear

14 fevereiro, 2022 Vivs usa tecidos sustentáveis com selos que atestam a qualidade

A Vivs usa tecidos sustentáveis com selos que atestam a qualidade

As irmãs caruaruenses Vanieli (29) e Vívian Lacerda (31) estão no seleto grupo de empreendedores que conseguiram colher frutos positivos do próprio negócio em dois anos. Criadoras da Vivs Jeanswear, elas foram destaque em guia especializado do setor por ter foco na sustentabilidade. O negócio funciona por venda on-line e com loja física, e a produção é com ajuda de parceiros. Alunas do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, em Caruaru, elas reconhecem que a formação faz a diferença.

Elas têm parentes empreendedores e não tinha como ser diferente: a vontade de ter o próprio negócio cresceu com elas e, em 2017, começaram a vender jeans masculino. Dois anos depois, decidiram produzir a própria marca de jeanswear feminino e foram em busca de parceiros e de cursos rápidos. Assim, surgiu a Vivs, um empreendimento que tem uma dinâmica diferente, porque toda a produção é feita por empresas terceirizadas, com a supervisão de Vivian e Vanieli.

“No processo de criação, sou eu e Vivian, e a gente tem parceiros que nos auxiliam para criar cada peça com conceito Vivs. A gente vai debatendo com a empresa de modelagem, até chegar no ponto que está ok para produzir. A gente tem uma pessoa que corta, o pessoal de costura faz todas as etapas de costura da peça. De lavanderia também. E a gente é que vai gerenciando esse trâmite”, detalhou Vanieli Lacerda. Sobre as vendas, ela disse que são feitas a varejo pelo instagram (@vivsdenim) e no site (https://www.vivs.com.br/). O portal foi desenvolvido em outro projeto, da Facepe, dentro da Faculdade, com alunos e coordenação de um professor do curso, e na loja física, localizada no bairro Maurício de Nassau em Caruaru.

Tecido
 – As irmãs empreendedoras já tinham preocupação com o meio ambiente, e a Vivs já nasceu com esse propósito de minimizar os impactos. Então, foram se aprofundando nos estudos. “É possível ter produto de alta qualidade com propósito de sustentabilidade. É isso que a Vivs tem. As nossas peças vão além de roupas, elas contam histórias”, disse Vivian Lacerda.

O tecido é escolhido criteriosamente e vem de indústria com responsabilidade ambiental e com selo que atesta toda a qualidade do processo sustentável. “Os nossos tecidos possuem selos como o BCI e ABR (forma sustentável de produzir o algodão). Usamos tecidos com selo Ecocycle, com classificação recycle e less water, que querem dizer, respectivamente, que o tecido é de fibra de matéria-prima reciclada e economia  de até 95% de água quando o tecido é produzido na tecelagem”, explicou Vanieli.

Os passos dados pelas empreendedoras sempre foram iluminados pela formação. No início, cursos rápidos, mas depois, perceberam que já não era suficiente. Foi quando decidiram fazer o curso de Design de Moda na Faculdade Senac. “A gente participou de uma palestra dos professores Luiz Clério e Karina Fernandes e, com essa palestra, a gente percebeu que era naquela faculdade que a gente precisava fazer o curso de Design de Moda. E foi uma virada de chave, porque, além de ter teoria aliada à prática, fomos incentivadas a irmos além do que a gente imagina”, destacou Vivian.

Calendário – A Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE) está com inscrições abertas para o seu processo seletivo 2022.1. Ele acontece nas modalidades de vestibular on-line, transferência externa, portador de diploma ou com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser realizadas pelo site da FacSenacPE (www.faculdadesenacpe.edu.br) até o dia 13 de fevereiro. A previsão para o início do semestre 2022.1 é o dia 14 de fevereiro. Além do curso de Design de Moda, a unidade de Caruaru oferece, também, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos.