Aluno de Design de Moda da Faculdade Senac Caruaru participa da CasaBloco no Rio

13 abril, 2022 Aluno do curso de moda do Senac Caruaru participa de evento no Rio_

Os acessórios criados por ele vão compor looks montados para a CasaBloco

O aluno do curso de Design de Moda do Senac Caruaru Biam Dhifá é um dos criadores pernambucanos que vão participar de uma performance de moda na CasaBloco 2022. O evento é um Festival de Ritmos Carnavalescos que, além das atrações musicais, tem feira de moda, oficinas e desfiles, e será realizado na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de abril.

Biam Dhifá foi selecionado depois de uma curadoria realizada pela produtora de moda Luciana Ribeiro. Os acessórios criados por ele vão estar presentes nos looks montados para um espaço destinado para a moda pernambucana. Cem peças foram produzidas especialmente para o evento. São turbantes, pulseiras e maxi colares. “A expectativa é vender tudo e o que não vender vai ser disponibilizado nos pontos de vendas físicos e virtuais, porque meu trabalho é um acessório de moda, não é descartado depois do carnaval”, explicou Biam.

Sustentável – As peças produzidas por Biam Dhifá para a CasaBloco trazem muita cor nos tecidos usados nos turbantes e nos produtos utilizados nas pulseiras e maxi colares. Para ele, o trabalho se encaixa perfeitamente no cenário alegórico proposto pela CasaBloco. Outro diferencial dos acessórios produzidos é a sustentabilidade. “Uso resíduo sólido oriundo de fábricas do polo do Agreste”, disse. Papelão, ourela de lycra, entre outros produtos, são manipulados e transformados em pulseiras e maxi colares, todos confeccionados um a um. Esse diferencial faz com que ele tenha trabalhos sendo vendidos em pontos físicos na Bahia, São Paulo e Portugal, além do comércio virtual.

Fora as redes sociais (@lu3ribeiro), um dos espaços virtuais que Biam comercializa é de um núcleo de designers criativos chamado de Feira na Rosenbaum. Esse lugar também foi conquistado depois de uma curadoria, dessa vez, feita por Cris Rosembaum. Um marco, segundo ele, para o reconhecimento da sua obra. “Meu trabalho já vinha sendo vendido desde 2008 na Europa, mas não era mencionado como meu. Depois que ela publicou nas redes sociais, o meu trabalho começou ter uma real notoriedade”, lembrou.

O recifense que veio morar em Caruaru para estudar e abrir novos caminhos já fez outros cursos na área de Moda no Senac e agora está no segundo módulo do curso de Design de Moda. O coordenador do curso, Luiz Clério, considera de suma importância a participação em um evento desse porque o aluno passa a ter uma visão macrossistêmica do mercado. “É muito importante esse tipo de atividade, porque ele ainda está desenvolvendo as competências e habilidades no curso e já tem uma apropriação de participação no mercado”, enfatizou Luiz Clério.