Alunos da FacSenac PE apresentam projetos de Tecnologia

15 dezembro, 2020

Iniciativas reúnem soluções como apps, chatbot e produtos

Inovação, desafio, integração e oportunidades são as palavras que resumem o evento on-line que a Faculdade Senac Pernambuco (FacSenac PE) promove, de 15 a 17 de dezembro, com uma exposição de projetos dos estudantes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), do Recife. Ao todo, são 22 soluções criadas a partir de necessidades reais da sociedade. A mostra dos projetos será realizada remotamente, pelo Google Meet, e vai contar com convidados de instituições como o Porto Digital, Epic Games, UFPE e UPE.

Os PIs, ou Projetos Integradores, são projetos de extensão realizados a partir de necessidades identificadas pelos alunos em diversas áreas. A cada período de formação, eles são desafiados a pensar em produtos ou protótipo operacional. Serão apresentadas soluções como o Me empresta, ambiente para divulgação de produtos para locação, onde o usuário anuncia e negocia o que deseja emprestar; o Super Job, com foco na economia colaborativa e no compartilhamento de serviços de profissionais informais; e o My Selector, um sistema de gestão de processos que agrega todas as etapas de um processo seletivo, da divulgação do edital ao ranking de candidatos aprovados.

Segundo o coordenador do curso, Thiago Cabral, O objetivo destes projetos é preparar os estudantes universitários para resolverem problemas do “mundo real” com soluções criativas e práticas, a fim de se tornarem protagonistas nas mudanças. “Queremos também oportunizar a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho, através deste espaço que é uma vitrine para os alunos”, destaca.

Além da troca com o mercado, o evento permite que os alunos explorem os diferenciais trabalhados no curso: o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de comunicação, o trabalho em equipe, liderança, trabalho sob pressão, organização, identificação de oportunidades e as chamadas soft skills, como criatividade e inovação.

Os interessados em participar podem conferir as apresentações pela plataforma do Goggle, através do link: https://sites.google.com/fac.pe.senac.br/expopifacsenac/link