Alunos de Gastronomia da Faculdade Senac realizam jantar e almoço beneficentes

17 junho, 2019

Na última sexta-feira (17/06), as turmas do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, módulo manhã e noite, promoveram almoço e jantar beneficente. O almoço com tema “Comida de Cinema: a cozinha francesa das telas” contou com receitas clássicas da cozinha francesa. A renda foi revertida para a ONG Cores do Amanhã, do bairro do Totó. À noite, aconteceu o jantar “Uma Noite entre as Venezas”, com técnicas da culinária italiana, fazendo referência aos ingredientes da identidade pernambucana. Com o objetivo de fomentar a responsabilidade social de alunos, colaboradores e visitantes, a receita arrecadada foi revertida para a União Mães de Anjos (UMA), associação formada por mães de crianças com microcefalia, no Barro.

O “Comida de Cinema: a cozinha francesa das telas” , fez referência a filmes como Ratatouille, Julie & Julia e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e o menu foi elaborado pelos alunos sob a supervisão dos professores Luciana Sultanum, Francisco Rebelo e Robson Lustosa. A entrada fez uma referência ao filme Ratatouille e contou com legumes recheados com ratatouille, castanhas e farofinha crocante de ervas. Em homenagem ao filme Julie & Julia, o prato principal foi o Boeuf bourguignon, servido com croqueta de batata com alho e tuile de parmesão.
Na sequência, foi servido o fromage, com mix de queijos fundidos com toast. Por fim, a sobremesa em alusão ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, fooz um crème brùlée clássico. A renda foi revertida para a ONG Cores do amanhã.”Usamos o cinema como base e o evento destacou a importância de uma alimentação que nutre a alma e o corpo, através de uma comida afetiva. A nossa ideia é passar que gastronomia também é arte”, comenta a aluna de Gastronomia da Faculdade Senac, Mayara Gomes.

Quem prestigiou o almoço foi a chef e ex-aluna da Faculdade Senac, Carmem Virgínia, do restaurante Altar Cozinha Ancestral e jurada do programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT. “Achei a iniciativa linda, maravilhosa. É um grande aprendizado para que os alunos entendam como é um serviço de restaurante, pois como estudante a gente não tem essa noção. Tenho um carinho muito grande por essa casa e por estes professores, que me fizeram chegar onde estou”. ressalta.

O jantar “Uma Noite entre as Venezas” contou com cardápio elaborado sob a orientação dos professores Clarisse Fraga, Betânia Brandão, Chris Nunes e dos professores e chefs Robson Lustosa e Gisele Martins. A proposta abordou aspectos culturais e afetivos que unem as duas cidades, como a tradição do carnaval, as similaridades na paisagem e os hábitos de bem comer e beber, tendo como pano de fundo a culinária clássica italiana e os gostos, cheiros e riquezas da nossa mesa. “Fizemos uma fusão entre a cozinha veneziana e a pernambucana, com ingredientes da identidade local, como carne de sol e queijo coalho”, comenta Lustosa.
O jantar foi harmonizado sob a orientação da sommelière Mariana Dubeux, com vinhos Rio Sol, do Vale do São Francisco. A entrada servida foi uma polenta com crocante de carne de sol e creme de queijo coalho, seguida pelo primeiro prato, uma massa com frutos do mar com toque de leite de coco. O jantar contou ainda com um tomate recheado com linguiça matuta. Já a sobremesa ficou por conta de um cannoli (massa crocante em forma de canudo) recheado de cocada cremosa com maracujá.