Conforto, bem-estar e sustentabilidade em debate na Faculdade Senac

07 junho, 2021 Encontro do Conforto e Bem-estar da FacSenac_

Alunos dos cursos de Estética e Cosmética, Design de Moda, Design de Interiores e de Gastronomia tiveram um dia de imersão no Encontro do Conforto e Bem-Estar, que aconteceu no dia 03 de junho, remotamente. A programação enfatizou questões sobre conforto e bem-estar durante a pandemia, com dicas para tornar o ambiente mais agradável, uma vez que alunos e docentes estão mais tempo em casa, assistindo aulas de forma virtual.

Ao longo do dia, os participantes assistiram palestras sobre Autocuidado facial na estética, Guarda-roupa consciente, Gastronomia: alimentação funcional e potencial antioxidante e compostos bioativos, Design de interiores: conforto ambiental em tempos de pandemia, Espiritualidade como ferramenta promotora de saúde e Alimentação ayurvédica.

A ideia do encontro, segundo a docente e coordenadora dos cursos de Design de Moda e Design de Interiores, Daniela Vasconcelos, foi aproveitar a Semana do Meio Ambiente e integrar diferentes conteúdos que trouxessem informações importantes para a atual situação, após um ano de pandemia. “Os temas foram tratados com leveza, somando 8h de informações, com trocas de experiências entre quatro cursos. Com relação à moda, o assunto foi tratado no contexto do desapego, na forma como podemos ter um guarda-roupa mais consciente, funcional e a importância das ações de doação de roupas e acessórios”.

A estudante de Design de Interiores, Mônica Rangel, parabenizou a organização da atividade e destaca que aprendeu muito sobre como ter um guarda-roupa inteligente e a ergonomia do mobiliário em casa. “As atribuições do designer de interiores foram de suma importância. Espero que tenhamos mais eventos que nos transmitam conhecimentos de uma maneira descontraída e participativa”, finaliza.

A coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Andressa Brito, avalia que o evento foi um sucesso. “Estamos muito felizes com esse olhar que o encontro proporcionou. Um módulo complementou o outro e todos se encontram em diversas unidades temáticas”. Joseane de Albuquerque é aluna de Estética e Cosmética e assistiu a todos os módulos. “Tive o prazer de participar e foi muito proveitoso. Onde eu ia, levava o celular comigo para não perder nada. Já comecei a colocar várias dicas em prática”. Sua colega, de curso, Tábata Leal, concorda e diz que as palestras trouxeram reflexão e questões enriquecedoras para sua vida pessoal. “Apesar de ter sido virtual, foi bastante motivador”.  Já a estudante Maria Alice do Vale ressalta a importância dos temas para esse momento de pandemia, principalmente porque os lares viraram home office.

“Tentamos abordar o conforto e bem-estar em todas as dimensões, de modo que os participantes possam se sentir bem em suas próprias casas. De uma forma geral, a sustentabilidade foi uma constante em todas as palestras”, diz Luciana Sultanum.  Um dos temas que mais chamaram a atenção da aluna de Gastronomia, Erika Rodrigues, foi o de Alimentação ayurvédica. “Estou pesquisando mais sobre o assunto, pois me identifiquei bastante e vou, com certeza, implantar no meu cardápio. As abordagens mudarão minha rotina”.