CPA da Faculdade Senac participa do III Simpósio sobre Avaliação Institucional

14 dezembro, 2020 III Simpósio sobre Avaliação Institucional_Facudade Senac

No intuito de contribuir com o compartilhamento de experiências de reinvenção, novas formas de fazer e comunicar a autoavaliação nas instituições de ensino, aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o III Simpósio sobre Avaliação Institucional. O evento foi realizado remotamente, com o tema “Avaliação, inovação e comunicação em tempos de pandemia”. A coordenadora de Avaliação Institucional e presidente CPA – Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Senac, Michelle Pinheiro, participou como palestrante da 1ª mesa redonda, “Relatos de experiências das CPAs na pandemia”

O simpósio contou com mais de 400 inscritos e a participação de 90 CPAS de vários estados do Brasil. Segundo Michelle Pinheiro, o encontro virtual foi uma oportunidade de poder contribuir com as práticas institucionais no âmbito avaliativo. “Compor a primeira mesa sobre Relato de Experiência da CPA da Faculdade Senac Pernambuco e das Unidades Vinculadas em Caruaru e Petrolina foi uma grande satisfação para a coordenação de Avaliação Institucional. Conseguimos, ao longo dos anos, qualificar ainda mais nossas ações. Disseminar boas práticas avaliativas é um resultado de grande efetividade”. Ressalta.

Artigo – Michelle também teve o seu artigo “O engajamento acade?mico em tempos de pandemia no ensino superior privado” aprovado e apresentado virtualmente, na modalidade, comunicação oral, durante o evento. “O artigo foi sobre o engajamento acadêmico em tempos de pandemia no Ensino Superior Privado. O foco foi apresentar de forma efetiva, relatos, depoimentos e os excelentes resultados de satisfação discente, obtidos durante o período de pandemia”, comenta.

A coordenadora de Avaliação Institucional explica que em tempos de aprendizagem e atividades remotas, o diferencial é a atuação dos professores, em suas casas, dando aulas via Google for Education, Google Meet, fazendo uso da tecnologia e das ferramentas digitais, de maneira geral. “O artigo é de suma importância para nós da Faculdade Senac, pois retrata o nível de satisfação de alunos durante a pandemia, que foi acima de 80%. Isso mostra que estamos num caminho assertivo sob o ponto de vista de acolhimento docente, o olhar pedagógico e apoio institucional.

Algumas ações foram pontuadas no artigo, como por exemplo, os depoimentos de alunos, de professores, da Gerencia Acadêmica, coordenação de curso, da coordenação de avaliação, e as lives promovidas junto ao Senac, que segundo Michelle. “Os artigos viram e-books, capítulos de livros, o que é muito bom para a atuação da CPA, e são publicados na página da CPA da UFRPE (http://www.cpa.ufrpe.br/br)”.