Dia do Administrador: desafios e habilidades no mundo 4.0

09 setembro, 2021 Dia do Administrador: desafios e habilidades no mundo 4.0

Estar preparado para o futuro pressupõe uma capacidade de tomada de decisão consciente para melhorar as escolhas no presente. Por isso, no Dia do Administrador (09/09), tão importante quanto saber onde se quer chegar é conhecer as estratégias para alcançar objetivos. Diante deste cenário, a formação em administração ganha mais importância ao contemplar estes aspectos.

A docente do curso de Administração da Faculdade Senac, Danylla Ibrahim, destaca a importância de se compreender como o movimento de transformação digital vem afetando as relações em nossa sociedade. “Por ter formação generalista, o profissional de administração possui uma visão ampla que facilita o desenvolvimento das habilidades do futuro, necessárias ao contexto de transformação digital, tais como, inovação, resolução de problemas complexos e a capacidade de criar nexos entre diferentes áreas do conhecimento”.

Segundo Danylla, a proposta de valor do curso de administração da Faculdade Senac PE consiste em entregar formação empreendedora e executiva, a fim de que os profissionais sejam capazes de produzir desafios para solucionar problemas e transformá-los em oportunidades de melhoria. “O curso é sustentado por três pilares: cultura de inovação embarcada (com ênfase em inovações incrementais e disruptivas), pegada tecnológica e formação trilíngue (português, inglês e espanhol).”, avalia.

O estudante de Administração da Faculdade Senac Recife, Dário Alves, expõe que a tecnologia 4.0 já uma realidade. “Estamos nos capacitando para o melhor aproveitamento da tecnologia 5.0. Esse avanço tecnológico possibilita ao gestor estar em vários lugares ao mesmo tempo sem sair do seu escritório. Com isso, diminuindo custo operacional e desperdício de tempo, podendo também acompanhar todos setores de sua organização e a evolução de cada processo em tempo real. Essa nova realidade além de mitigar tempo e custo, torna o administrador mais eficiente e lhe favorece alcance de novos desafios”.

Com relação à formação em Administração, Dario recomenda que os futuros profissionais procurem se inteirar sobre suas aptidões e inclinações, procurem conhecer a dinâmica, atribuições e rotina que vislumbram. E ele é taxativo: “Não basta simpatizar com o curso, caso contrário, tenderá a ser um profissional frustrado e a profissão lhe será um fardo.

O coordenador do curso de Administração da Faculdade Senac, Carlos Polonio, avalia que esta é uma profissão que tem muito a crescer. “Nossos alunos são habilitados para os desafios do mercado. A formação tem o empreendedorismo como foco e incentivamos os futuros gestores a partir de pilares imprescindíveis à sua atuação: humanização, empatia e ética profissional”.