Dia S marcado por atos em 14 cidades pernambucanas e em todo o País

17 maio, 2023

Manifestações pacíficas foram convocadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e por lideranças sindicais contra a votação no Senado de proposta de Lei, inconstitucional, que desvia 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur

Mais de 5.440 pessoas, entre colaboradores, alunos, ex-alunos, professores e usuários do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, saíram às ruas de 14 cidades pernambucanas, na tarde desta terça-feira (16), em ato simbólico em defesa do Sesc e do Senac. A manifestação fez parte do ‘Dia S’ em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), convocado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e lideranças sindicais, em detrimento dos artigos 11 e 12, inclusos no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que desviam 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur, incluídos e aprovados pela Câmara Federal e encaminhado para o Senado para votação.

As cidades de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Petrolina, Serra Talhada, Surubim e Triunfo participaram das manifestações. Além do Recife, onde o ato contou com a presença de mais de 2 mil pessoas. “Ontem, o Brasil saiu às ruas em defesa do Sesc e do Senac, dois equipamentos importantes do Sistema S que proporcionam educação, cultura, esportes, assistência social e lazer para milhares de brasileiros todos os anos. Só em 2022, o Sesc teve 5,4 milhões de pessoas inscritas em atividades como atendimentos médicos, odontológicos, de esporte e sociais, além de atender 2,4 milhões pelo programa de combate à fome encabeçado pela instituição. E no Senac, em todo o território brasileiro, tivemos mais de 1,4 milhões de alunos matriculados em educação profissional, sendo 550 mil pessoas atendidas de forma gratuita. Pernambuco não poderia ficar de fora, fomos às ruas defender e lutar para impedir que esse corte arbitrário nos afete ao ponto de causar a diminuição dos nossos atendimentos à população, a nossa oferta de cursos gratuitos e a nossa oferta de cultura e lazer de forma gratuita às pessoas. E claro, o fechamento de unidades e a demissão em massa de funcionários”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Após toda repercussão das manifestações nas principais capitais brasileiras e em centenas de municípios, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, retirou da pauta a votação da MP anteriormente aprovada pela Câmara. A CNC está articulando conversas entre a sua diretoria, Pacheco e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para tentarem chegar a um entendimento conjunto sobre a melhor forma de passar a PLV 09/2023, deixando os artigos 11 e 12 de fora da votação.