Do mercado de tecnologia à alta confeitaria

07 junho, 2022

Por mais de 30 anos, o professor de Confeitaria na pós-graduação da Faculdade Senac Frederico Barros fez carreira de sucesso como principal executivo na área de TI em grandes empresas nacionais e multinacionais. Em 2015, achou que era o momento de fazer algo diferente, mudar de profissão e pensar em um futuro com muito mais “sabor”. “Não foi uma decisão fácil e, por isso, quis fazer uma transição planejada”, relembra Fred, como é conhecido.

Enquanto ainda trabalhava como executivo em TI em São Paulo, fez formação em Padeiro Master pela Levain Escola de Panificação, do Rogério Shimura. Ao voltar ao Recife, optou em fazer Gastronomia na Faculdade Senac. “Acreditava que, para ser um ‘chef’, não bastava apenas ter cursos livres na área. Fazer uma faculdade de primeira linha era imperativo”, aponta ele, que hoje é chef pâtissier, chocolatier e consultor em Gastronomia.

DNA Confeiteiro – A gastronomia sempre esteve presente em sua vida, pois sua tia foi uma famosa confeiteira na década de 1970, no Recife. “Ela aprendeu tudo nos Estados Unidos. E, quando ainda nem se falava em escolas de gastronomia, ela já dava aulas de Confeitaria em sua residência. Fazia bolos para a alta sociedade recifense. Além dela, minha mãe fez cursos e chegou a vender doces e salgados por encomenda por um tempo, quando eu era criança. Embora eu sempre me aventurasse na cozinha, isso não foi forte o suficiente para me influenciar naquela época”, destaca.

Ainda em 2015, ele abriu a “Ophicina dos Pães” e passou a vender para amigos pela internet. “Essa experiência mostrou que, embora os recifenses apreciem pães, o gosto mesmo é pelos doces, bolos e tortas regionais. Decidi, então, que a Confeitaria poderia ser o melhor caminho para minha mudança profissional. Mas eu precisaria também de uma formação específica na área”, conta. Foi, então, que decidiu fazer o curso “Diplôme de Pâtisserie”, no Le Cordon Bleu Paris. “Mas eu não falava uma única palavra de francês. O inglês e espanhol eu dominava, mas não eram suficientes para alguém que queria morar e estudar em Paris. Precisaria aprender o idioma em tempo recorde, pois minha viagem seria praticamente dali a um ano e escolhi o curso intensivo de Francês do Senac, por ter boas referências da escola”.

Na França, cursou o Le Cordon Bleu, fez ainda uma especialização na École Lenôtre e foi selecionado em dois processos para estagiar nos melhores hotéis da Paris, o Ritz e o Plaza Athénée. “Trabalhei no Hotel Plaza Athénée, um dos mais sofisticados e importantes palácios em Paris, integrando a equipe de Pâtisserie do chef Executivo Angelo Musa (campeão da Copa do Mundo de Pâtisserie em 2003 e Meilleur Ouvrier de France em 2007), onde atuei diretamente na rotina de criação e produção de sobremesas voltadas ao setor de alta hotelaria. Participei de eventos para mais de 400 pessoas. Hoje, sinto-me como um jovem recém-saído da escola, cheio de energia, planos e sonhos, mas com uma grande diferença: uma experiência de vida que me dá mais segurança na escolha dos caminhos a seguir daqui para frente”.

Ao voltar de Paris, em 2020, soube da pós-graduação em Confeitaria da Faculdade Senac. “Surgiu a oportunidade de ensinar a Confeitaria Francesa e, depois, Ciências e Técnicas do Açúcar. Isso me deixou bastante empolgado, porque a docência sempre foi um dos meus objetivos. Repassar aos meus alunos todo esse conhecimento adquirido no exterior, algo que pode ser inatingível para muitos, torna a docência ainda mais importante. Sou um apaixonado pela confeitaria, adoro criar, e todas as minhas preparações são autorais – meu objetivo é proporcionar ‘experiências gastronômicas inovadoras’ àqueles que comem as minhas sobremesas”.

Segundo Fred, o Senac teve um papel fundamental em toda a sua transição. “Faz parte do meu presente como docente e espero poder fazer parte desta instituição por muitos anos à frente. Nunca é tarde para começar, o mais importante é agradecer às pessoas que, de alguma maneira, fizeram, fazem e ainda farão parte deste caminho”, finaliza.