Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Encontro Pedagógico encerra com muita animação e inspiração para 2022

04 fevereiro, 2022 Encontro Pedagógico encerra com muita animação e inspiração para 2022

Abordagens e metodologias ativas, inovação pedagógica e coreografias didáticas. Estes foram os assuntos que nortearam o Encontro Pedagógico 2022 do Senac, que encerrou, hoje (04/02), com palestra motivacional de Marco Zanqueta. Com o tema “Sentir é aprender”, o palestrante pegou a todos de surpresa, com muitas brincadeiras e mágicas, abordando habilidades socioemocionais para superação dos desafios corporativos. Houve ainda lançamento de mais uma edição do ebook Mói de Sabedoria, com artigos, relatos de experiências e vivências artísticas dos colaboradores do Senac, e do livro “Vivencias de Gestão Escolar – Criatividade, Limites e a Pedagogia da Ternura”, de Arnaldo Mendonça, que coordenou o Congresso Internacional de Tecnologia por mais de 10 anos.

A obra do professor Arnaldo faz várias citações sobre momentos vividos no Senac, durante os anos em que atuou à frente do Congresso. “A ideia do livro surgiu a partir de uma oficina de mesmo nome, que ministrei no Congresso, em 2019. Não se trata de um manual, mas um livro que relata um pouco dos 45 anos que venho dedicando à educação, das vivências e experiencias que deram certo”.

Encerrando o encontro, o diretor de Educação Profissional, Eliézio Silva, contou que teve o privilégio de participar ativamente do Encontro Pedagógico, não como diretor, mas como educador. “Este encontro foi muito especial e teve um diferencial: pudemos reviver temáticas que já tinham sido discutidas em anos anteriores. A ideia é que a gente tivesse a oportunidade de reviver as abordagens e perceber como potencializar tudo que vivenciamos ao longo destes anos, repensar e compartilhar nossas práticas. Nossos educadores participaram integralmente, foi extraordinário”, destaca.

Oficinas – Foram três dias de palestras e oficinas ministradas e mediadas por especialistas em Educação da FabLab – empresa embarcada no Porto Digital sobre design e inovação que materializa ideias e cria oportunidades de aprendizagem para transformar pessoas, escolas, negócios e cidades, sob o comando de Betita Valetin – co-fundadora e sócia do Fab Lab Rec –  e Edgar Andrade – CEO do Fab Lab Recife e um dos principais ativistas do Movimento Maker no Brasil.

Muita mão na massa, com oficinas que instigaram todos a participarem integralmente das atividades. Ao longo da sexta-feira, os educadores puderam trabalhar “Mobilização e articulação de temáticas com a abordagem STEAM”, tema conduzido por Leandro Agra, multiplicador Maker na aplicação de atividades voltadas à educação e práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas.

Docentes tiveram momentos práticos para criação de experiências baseadas na abordagem STEAM. “Steam não é uma metodologia, mas uma abordagem que trabalha o conteúdo de forma pratica, usando metodologias ativas e ferramentas tecnológicas. O aluno tem a oportunidade de resolver problemas reais a partir da Matemática, Ciências, Artes, Engenharia e Tecnologia de forma criativa”, explica Leandro, que levou os docentes a pensarem suas práticas e formas de atuação em sala de aula.

A instrutora do Programa de Aprendizagem do Senac Recfe, Carolina Pereira, avaliou que o evento foi incrível. “Foram dias de aprendizado, compartilhando ideias. Fico muito feliz em saber que a o Programa de Aprendizagem já utiliza um pouco dessas metodologias e da abordagem STEAM. Participamos sempre de formações, palestras e congressos que nos mostram o verdadeiro lado das metodologias ativas em sala de aula. Os palestrantes trouxeram conhecimento para agregar ainda mais a formação de nossos alunos”.

A instrutora Sara Patricia, do Senac Petrolina, destaca que, a cada ano, o Senac sempre surpreende com os encontros. “Sou fruto da casa e cheguei como aluna 20 anos atrás. Cada encontro nos faz crescer e dá oportunidade de repensar e colocar em prática tudo que aprendemos”.

Já Tenaflae Lordelo, instrutor de Caruaru, avalia que participar do Encontro Pedagógico do Senac é sempre uma oportunidade, mas que nesta edição, foi um desafio dentro do desafio. “A gente percebe claramente que este Encontro estimula aos professores a repensarem as suas práticas pedagógicas de forma colaborativa e afetiva, sem perder o compromisso com a inovação. Encarar desafios é o jeito Senac de ser e fazer. E essa foi a tônica em cada momento do evento. O que posso é agradecer e aproveitar tudo que repensei e experimentei neste semestre que começa”.

Mói de sabedoria – O “Mói da Sabedoria” é um livro digital que reúne as manifestações literárias de colaboradores e parceiros do Senac Pernambuco. É o validar acadêmico das práticas diárias de fazer educação em um país que carece de aprendizado. A obra apresenta 11 vivências artísticas, oito relatos de experiências e nove artigos de colaboradores e educadores do Senac Pernambuco, podendo ser acessado aqui.

Como já é de praxe, ao final do evento, a banca avaliadora escolhe os trabalhos que se mais destacaram e recebe uma premiação: visita à Fábrica da Criatividade, em São Paulo. Nesta edição, foram selecionados o “Festival Online de Lutas nas aulas de Educação Física do Mediotec: um relato de experiência”, de Marcela Natalia Lima de Figueirêdo, professora do Mediotec Recife; e o artigo “Metodologias Ativas no Ensino Superior: o Plano de Aprendizagem como Complemento do Plano de Ensino”, de Danylla Ibrahim de Souza Moreira e Betânia Cunha de Serpa Brandão, docentes da Faculdade Senac.