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Entre Dados e Inovações: atividades do Senac PE no REC’n’ Play focam nos caminhos para o Futuro

08 novembro, 2024

Oficinas e palestras desvendam o impacto dos dados e da Internet das Coisas, mostrando aos participantes o poder da inovação ética e sustentável

No terceiro dia do Festival REC’n’Play 2024, o Senac Pernambuco apresentou atividades que destacaram o potencial da tecnologia e da sustentabilidade na resolução de problemas cotidianos. As oficinas e palestras foram lideradas por instrutores e especialistas do Senac, que buscaram oferecer uma experiência prática aos participantes.

A oficina “Nas Entrelinhas dos Dados: Desvendando um Universo”, liderada por Patrícia Freitas Gomes, instrutora de informática do Senac, e Ana Carolina Andrade, coordenadora pedagógica, foi um dos pontos altos do dia. “Esta palestra é sobre entender os dados no contexto global e como extrair deles os insights que as empresas precisam para gerar valor”, explicou Patrícia. Ela ressaltou a importância de um uso ético e cuidadoso dos dados, especialmente ao alimentar sistemas de inteligência artificial, destacando que “a empresa que possui a maior quantidade de informações está em posição de dominar o mercado. No entanto, é crucial que o uso dos dados mantenha o fator humano como crítico e responsável pelas análises”, destacou.

José Augusto, participante da palestra, elogiou o conteúdo. “Apesar de eu ainda ser iniciante, tudo foi muito esclarecedor, especialmente sobre a dinâmica da programação. Ficou claro o quanto é importante estar atento ao que a IA pode fazer e aos dados que estamos alimentando nela”, compartilhou José.

Em paralelo, o workshop “Experimentos Maker e Princípios de IoT” trouxe uma experiência prática com tecnologias como Arduino e conectividade com a Internet das Coisas (IoT). A oficina ofereceu aos participantes a oportunidade de “colocar a mão na massa” para desenvolver projetos e, ao final, construir um crachá interativo com tag NFC e QR Code, onde os participantes poderiam divulgar um portfólio pessoal. Filipe Ferreira, estudante de escola pública que acompanhou atentamente os trabalhos, destacou o valor do aprendizado: “Eu já tinha feito um projeto de um carrinho de navegação autônoma, mas hoje aprendi sobre IoT e vou sair com um crachá onde posso compartilhar informações de maneira inovadora. Foi uma experiência incrível”, ressaltou.