Faculdade Senac e Porto Digital oferecem bolsas de graduação em TI

05 fevereiro, 2021

Parceria oferta até 100% de gratuidade no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e empregabilidade nas empresas embarcadas no polo

A Faculdade Senac e o Porto Digital abriram seleção para o preenchimento de 40 vagas com bolsas de estudos para alunos de baixa renda no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FacSenac no Recife. O convênio visa ampliar a formação de profissionais qualificados para o setor de Tecnologia da Informação (TI) em Pernambuco e contribuir para a redução das desigualdades sociais. As bolsas de estudo variam entre 100%, 50%, 30% e 20% – com 10 matrículas para cada uma das faixas. A parceria também tem como proposta aumentar as chances de empregabilidade dos jovens, durante o curso, com estágios nas empresas embarcadas no polo e possibilidade de contratação posterior. As inscrições para o processo seletivo começam nesta sexta-feira (5) e seguem até o próximo dia 14, e podem ser feita AQUI

Para participar da seleção, os candidatos deverão comprovar requisitos como renda familiar total de até três salários mínimos e nota no Enem (provas de 2017, 2018 e 2019) de, no mínimo, 575 pontos. Além disso, não podem ter concluído outro curso de graduação em qualquer outra Instituição de Ensino Superior. Para a seleção, serão levadas em consideração a Avaliação Socioeconômica do estudante, com peso 6, e a nota do Enem, com peso 4.

As bolsas ofertadas aos alunos selecionados serão mantidas caso eles atendam aos requisitos de desempenho durante a graduação previstos no edital. Entre eles, a não reprovação nos componentes curriculares – seja por desempenho insuficiente ou por faltas – a não solicitação de trancamento/cancelamento do curso e a manutenção dos conceitos bom, ótimo ou excelente em todas as disciplinas.

“Diante do acirramento das desigualdades na pandemia, não poderíamos deixar de plantar a nossa semente de responsabilidade social enquanto instituição formativa. Ganha a sociedade, ganham as famílias e ganha a área de TI, que tem grande demanda por profissionais qualificados em Pernambuco”, pontua Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio|Sesc|Senac-PE.

Os alunos que atenderem ao desempenho exigido ao final do segundo módulo serão selecionados para trabalhar em empresas embarcadas no Porto Digital, em estágios, residências ou quaisquer outras formas. Para contratação posterior, os contemplados deverão apresentar desempenho satisfatório na empresa contratante durante o estágio, que abrangerá o 3º, 4º e 5º módulos.

“Esta parceria é ótima para os estudantes, que conseguem ter contato com os desafios reais das empresas de tecnologia e inovação desde o início do curso. Eles passam a entender quais habilidades e competências são necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. Além disso, esses estudantes terão a oportunidade de serem acompanhados por profissionais que estão atuando nas principais empresas de tecnologia. O setor de tecnologia também ganha muito com a iniciativa, já que terá novos profissionais que estarão mais capacitados para o mundo do trabalho”, explica Marcela Valença, superintendente do Eixo de Pessoas do Porto Digital.

Resultado e início das aulas – Após as avaliações, o resultado da seleção será divulgado no site da Faculdade Senac (www.faculdadesenacpe.edu.br), no dia 23 de fevereiro. As vagas da turma dentro da parceria com o Porto Digital serão para o horário da manhã, e as aulas terão início no dia 1º de março, na sede da FacSenac, em Santo Amaro.

O edital completo pode ser consultado, também, pelo site. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 ou 3413.6728/6729/6730.

Sobre o curso – O curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac tem duração de cinco semestres. A formação prepara os profissionais para o mercado de trabalho de tecnologia para que sejam capazes de desenvolver soluções que atendam às necessidades da sociedade e das organizações com uma visão empreendedora e inovadora. O curso tem disciplinas como CODING: Algoritmo e Estrutura de Dados, CODING: Linguagens e Técnicas, Design de Interação, Engenharia de Requisitos, User Experience, Criatividade, Cloud Computing e Data Science, além de cadeiras com foco em gestão e negócios, como Comunicação Empresarial, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Legislação de Tecnologia da Informação, entre outras.

Além da formação em menor tempo, o diferencial da graduação são as certificações intermediárias, que permitem ao aluno, antes mesmo da conclusão do curso, a já atuar na área, com conhecimentos específicos. Nesse contexto, depois de ser aprovado e ter concluído os dois primeiros semestres, o estudante recebe o certificado de qualificação em Desenvolvedor de Sistemas; com três semestres, a de Projetista de Sistemas; após o quarto período, o de Analista de Sistemas; e ao completar os cinco semestres, será conferido o diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todas as certificações e o diploma têm reconhecimento nacional.

Confira o edital completo AQUI