Faculdade Senac inscreve para qualificações gratuitas em Tecnologia

13 abril, 2022 Faculdade Senac inscreve para qualificações gratuitas em Tecnologia

São 800 vagas para cursos de 36h. Formações integram Programa de Extensão Tecnológica (PET), da Facepe, que desenvolverá soluções para empresas do Estado

A Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE) abriu inscrições para 800 vagas em cursos gratuitos de extensão tecnológica. As formações do Programa de Formação Tecnologias 4.0 acontecem remotamente na segunda quinzena de abril e contemplam segmentos e saberes específicos da área de Tecnologia. Serão qualificações na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Sul e Agreste. A oferta integra as ações do Programa de Extensão Tecnológica (PET) 2022, da Facepe, no qual a FacSenacPE teve oito projetos aprovados. As inscrições podem ser realizadas pelo link www.faculdadesenacpe.edu.br/formacao-4.0, até o dia 17 de abril.

Podem participar das qualificações da Faculdade Senac alunos da própria faculdade, do Senac e público em geral. As vagas estão abertas para a primeira etapa, na qual acontecerão capacitações com carga-horária de 36h voltadas para áreas como internet das coisas, automação, robótica, ciência de dados e sensores inteligentes. A segunda etapa será a participação no projeto de desenvolvimento de soluções para empresas e instituições de Pernambuco. Para a segunda fase, haverá a possibilidade de bolsa, acessível apenas a estudantes do Senac e FacSenacPE.

Entre as proposições aprovadas pela Faculdade Senac, estão instituições como Etical Etiquetas (Caruaru), Grupo Acripel, Capotaria Batista e Cisam. “Será uma relação em que todos saem ganhando: a academia se fortalece com o diálogo com o mercado, os profissionais crescem e desenvolvem competências e as empresas têm as suas necessidades satisfeitas na forma da inovação. Ainda há ganhos na gestão pública, que obtém o retorno na forma do giro da roda da economia”, pontua Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac.

Extensão Tecnológica – O Programa de Extensão Tecnológica (PET) é uma realização da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). Ao todo, foram 100 propostas aprovadas, com um orçamento de R$ 2,375 milhões. Os projetos foram desenvolvidos com foco em 12 tecnologias portadoras do futuro, sendo elas Inteligência artificial, Ciência de dados e analytics, Computação em nuvem ou névoa, Robótica e automação, Manutenção preditiva, Realidade aumentada e virtual, Energias renováveis, Manufatura aditiva, Sensores inteligentes, Internet das Coisas, Redes 5G e redes ópticas, e Gêmeos Digitais. O edital visa desenvolver projetos que sejam aplicados a empresas de diversos setores econômicos e regiões do estado, com foco no interior.