Faculdade Senac participa de mais uma edição do Programa Embarque Digital

06 julho, 2022 Faculdade Senac participa de mais uma edição do Programa Embarque Digital

O Embarque Digital lançou, ontem (05/07), mais um edital que contemplará 250 alunos e ex-alunos de escolas públicas. O programa oferece bolsas de estudo em cursos superiores na a?rea de tecnologia, e a Faculdade Senac é uma das cinco Instituições de Ensino Superior parceiras do projeto com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O evento de lançamento da terceira edição do Programa aconteceu no auditório da Prefeitura do Recife e teve participação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o secretário de Educação da Cidade do Recife, Fred Amâncio. O diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, e o coordenador dos cursos de Tecnologia, Marcello Mello, marcaram presença, celebrando mais um ano de parceria.

Nesta edição, o projeto conta com mais duas novas instituic?o?es de ensino para compor o programa, o Centro Universita?rio Mauri?cio de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceic?a?o do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Cato?lica de Pernambuco (Unicap). Cada IES irá disponibilizar 50 vagas para os cursos de Ana?lise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet, sendo 50% destinadas a pessoas negras e pardas. São 100 vagas para o turno da manhã e 150 vagas para o turno da noite. Dentre os crite?rios de desempate, a prioridade é para mulheres e estudantes que realizaram toda a formac?a?o na rede pu?blica de ensino.

O diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, destaca que é uma satisfação para a Faculdade Senac dar continuidade a esta parceria, que vem chancelar o compromisso com a educação e inclusão social. “O Embarque Digital é uma via de acesso de pessoas batalhadoras a um ensino superior de qualidade, suprindo uma demanda reprimida no mercado de tecnologia, não só em Pernambuco, mas no Brasil. Com isso, estamos colaborando para ofertar ao mercado de trabalho profissionais bem qualificados. Além de subsidiar a empregabilidade de jovens de baixa renda, movimentamos a economia local e elevamos o PIB da nossa cidade. Sem falar que as matrizes curriculares do nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são alinhadas com as necessidades específicas do setor de TI. Estamos prontos para receber os jovens em mais uma edição”.
As inscrições acontecem no período de 6 a 19 de julho, e devem ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Portal da Educac?a?o do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital). O resultado final com a listagem dos aprovados sera? divulgado no dia 27 de julho. Para participar, e? necessa?rio ser residente e domiciliado no Recife; ter cursado todo o ensino me?dio na Rede Pu?blica; ter conclui?do o ensino me?dio nos u?ltimos cinco anos; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Me?dio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliac?a?o (SSA). O ini?cio das aulas esta? previsto para começar no me?s de agosto, de acordo com o calendário de cada IES. Os alunos selecionados tambe?m tera?o direito a Reside?ncia Pedago?gica, possibilitada pela parceria com as empresas do Porto Digital.