Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Gastronomia estimula produção de insumos no Agreste

08 novembro, 2021 Gastronomia estimula produção de insumos no Agreste

Empreendedores de Caruaru investiram até em produtos exóticos

O crescimento do mercado gastronômico do Agreste tem possibilitado o desenvolvimento de outro setor aqui na região: o de produção de ingredientes e insumos. Produtores locais estão investindo em plantio de orgânicos, sem agrotóxicos e em produtos que antes não eram vistos na nossa região, como o tomilho, milho-preto e até flores comestíveis.

Um dos exemplos desse tipo de empreendimento é o Quintal Agroflorestal. Há um ano e cinco meses, Ellyda Kezia e o marido decidiram investir no próprio negócio e começaram a plantar no quintal de casa. “Começamos com o básico: alface, couve, coentro, hortelã, rúcula. Com o passar do tempo, nossos clientes foram indicando e assim começamos com o diferencial, como tomilho e alecrim”, explicou. Tudo isso em apenas 50 m, mas por enquanto, os negócios estão melhorando e o casal está negociando uma área maior.?

O Quintal Agroflorestal investe também em produtos exóticos e, acatando sugestão de clientes, agora vê, de suas terras, brotarem flores comestíveis. “Foi uma amiga nossa que indicou. Ela tem um restaurante e pediu para a gente produzir, já que estava em alta no mercado. Gostamos muito de ouvir nossos clientes e fazemos o possível para atender a cada um”, conta a empreendedora.

Na propriedade, que fica na Zona Rural de Caruaru, também são usadas algumas técnicas de sistema agroflorestal, alinhadas às tendências da gastronomia sustentável, com manejo integrado de culturas, sem uso de agrotóxico e conservação do meio ambiente. Eles fornecem insumos para alguns restaurantes da região e atendem a pedidos, que podem ser feitos por meio de redes sociais.

“Eu compro, principalmente, os produtos que normalmente não usam muito agrotóxico. Não tem comparação o sabor da cenoura deles”, anota Lorena Sousa, coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Caruaru. Ela compra os produtos do Quintal para consumo próprio e para as aulas da instituição. Segundo Lorena, assim que o curso chegou a Caruaru, era preciso comprar alguns produtos no Recife. “Com o tempo, depois de conversas com produtores e comerciantes, conseguimos mudar e hoje encontramos os insumos aqui mesmo”, disse a coordenadora, ao ressaltar o impacto positivo na cadeia produtiva local.

Festival – Com o objetivo de fomentar ainda mais o crescimento da cadeia gastronômica e da produção local de insumos, uma competição gastronômica está movimentando 35 restaurantes de Caruaru, Garanhuns, Gravatá e municípios do entorno. Trata-se do Festival Sabores do Agreste, uma realização do Senac e do Sebrae, com apoio da Abrasel. Até o dia 15 de novembro, o público da região poderá visitar os estabelecimentos participantes, provando os pratos criados especialmente para o festival, e depois votar no seu preferido.

Na última etapa, que acontecerá na Escola de Gastronomia do Senac em Caruaru, os finalistas cozinharão com ingredientes surpresa. Uma comissão julgadora composta por cinco nomes especializados em gastronomia, além de um chef renomado, terá a tarefa de definir os três primeiros colocados.

O primeiro lugar (chef/restaurante) receberá estágio de cinco dias no Restaurante Oficina do Sabor, do chef César Santos, em Olinda, com hospedagem inclusa, e uma bolsa integral no Curso Superior de Gastronomia na unidade da Faculdade Senac em Caruaru. O segundo e terceiro colocados receberão bolsa parcial no Curso Superior de Gastronomia da instituição.