Gastrônomos têm várias oportunidades de atuação em Caruaru

20 julho, 2021 Gastrônomos têm várias oportunidades de atuação em Caruaru Com tantas possibilidades, é fundamental fazer estágio, componente obrigatório na Faculdade Senac São muitos os programas televisivos que fazem sucesso com um dos campos de atuação da Gastronomia: o chef de cozinha. A forma com a qual os participantes conseguem usar ingredientes que nunca imaginaríamos juntos em um raciocínio de curto espaço de tempo, encanta. Mas há outras possibilidades de atuação para quem conclui a graduação em Gastronomia. A empreendedora Priscylla Viegas nem terminou o curso de Gastronomia no Senac e já comemora os resultados da “Seu Brigadeiro”, empreendimento dela. Formada em Publicidade, começou a vender brigadeiros após atravessar problemas de saúde em 2016. “Comecei com sabores tradicionais e aos poucos fui aumentando as opções, incluindo bolos e sobremesas, fazendo cursos e me aperfeiçoando. Hoje, além das festas de aniversário, também venho conquistando o espaço de casamento”, conta a futura gastrônoma – nome dado ao concluinte do curso de Gastronomia. Jonas Cavalcanti também trabalha sob encomenda, mas de outra forma. Ele é professor do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, em Caruaru, e atua com cozinha autoral. “Você cria produtos que não são tão comuns no mercado e que têm uma identidade muito forte. Você faz esse processo de criação e trabalha em uma empresa própria, sem precisar ter um restaurante”, explica o docente e nome à frente da Casa Cavalcanti. Trabalhar como consultor é mais comum entre os gastrônomos. Nesse ramo, eles desenvolvem cardápios para restaurantes, treinam equipes ou trabalham na montagem de um restaurante. A consultoria contempla diversas áreas, seja da parte gerencial ou da parte de produção técnica, que seria a mais ligada à cozinha. Ainda com foco na parte técnica, o gastrônomo pode atuar no serviço de alimentação pronta congelada, mais conhecida por catering, tanto para eventos, quanto para pessoas físicas. Graduação – E com tantas possibilidades de atuação, é interessante que o estudante de Gastronomia teste as possibilidades. Daí a importância do estágio que, no curso de Senac, é obrigatório. “A instituição cria laços com o mercado e fornece opções para o aluno estagiar. E essa vivência prática, dentro de cozinhas de restaurantes, é muito importante porque é nesse momento prático que o aluno vai testar qual a veia dele na gastronomia”, destacou Jonas Cavalcanti. O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac tem cinco módulos, com disciplinas que contemplam a parte de gestão e de técnicas de cozinha, percorrendo cozinhas internacionais. A graduação está com o seu processo seletivo 2021.2 aberto. As formas de ingresso são por vestibular on-line, como portador de diploma, por transferência externa ou com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2020. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 13 de agosto pelo site www.facsenacpe.com.br. Seleção – A seleção por vestibular on-line é realizada através de uma redação no gênero dissertativo-argumentativo. O texto será realizado em plataforma segura, sob agendamento, no horário que o candidato preferir. O resultado será enviado para o e-mail do candidato e poderá ser consultado pelo site www.vestibularonline.com.br. Também é possível realizar inscrição para o processo seletivo por meio de nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2020. Nesse caso, os candidatos devem ter nota acima de 300 pontos. Os alunos que fizerem seleção na modalidade Portador de Diploma ou por Transferência Externa devem realizar upload do histórico escolar de graduação no site do processo seletivo. A divulgação do resultado será dada em 48h. Além do curso de Gastronomia, há os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Moda, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial. Serviço Processo Seletivo 2021.2 – Faculdade Senac Pernambuco Cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial Inscrições: – Online, pelo site www.facsenacpe.com.br; Formas de ingresso: – Vestibular online – até 13/8/2021; – Notas do Enem de 2014 a 2020; – Portador de Diploma; – Transferência externa; Mais informações: (81) 3727.8259/8260 (Caruaru)