No Recife, Reeducandos ingressam em curso superior

23 abril, 2021 Reeducandos ingressam em curso superior da Faculdade Senac

Parceria entre Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Instituto Recomeçar e Senac possibilita bolsas de estudos em cursos superiores para oito reeducandos

É apostando na educação que o Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tem proporcionado novas oportunidades para egressos do regime aberto e livramento condicional do estado. Desta vez, com o apoio do Instituto Recomeçar e Senac, oito reeducandos estão escrevendo uma nova história de vida ao entrar no ensino superior.

A Faculdade Senac concedeu bolsas de estudos nos cursos de Recursos Humanos, Análise de Desenvolvimento de Sistema e Gastronomia. Com as aulas iniciadas há cerca de um mês pela modalidade remota, por conta da pandemia, os egressos estão comparecendo todos os dias na sala de informática do Patronato Pernambucano.

“É o acontecimento mais importante da minha vida, sem sombra de dúvidas. Estou adquirindo conhecimento para em um futuro breve ser um profissional capacitado no ramo da gastronomia”, comenta Clodoaldo Martins, 45 anos, que há três é acompanhado pelo Patronato.

A escolha dos estudantes se deu a partir de análise realizada durante o atendimento individual com a psicóloga e assistente social do Patronato. O órgão é responsável por acompanhar os egressos, prestar assistência psicossocial e jurídica, além de fomentar a ressocialização viabilizando cursos e vagas de trabalho.

Pedro Eurico, Secretário de Justiça e Direitos Humanos ressalta a importância da educação em poder melhorar a perspectiva de mudança de vida dos egressos. “Esses reeducandos estão aproveitando essa oportunidade para melhorar o seu futuro profissional, como pessoa e como cidadão”, afirma.

Para o presidente do Sistema Fecomércio|Sesc|Senac-Pernambuco, Bernardo Peixoto, “a educação profissional é a chave para a transformação social. Para nós, do Senac, é um privilégio ser uma das pontes que contribuirão para a reintegração social destas pessoas”.