O Senac Pernambuco marca presença no 19º Colóquio de Moda em São Paulo

23 setembro, 2024

O Senac Pernambuco marca presença no 19º Colóquio de Moda, realizado de 17 a 20 de setembro no Senac Santo Amaro, em São Paulo. A coordenadora do Curso de Design de Moda do Senac Pernambuco, participou do evento junto com mais três alunos. O Colóquio de Moda é promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – ABEPEM, foi um importante encontro para pesquisadores e profissionais da moda. O evento proporcionou um espaço de intercâmbio acadêmico e reuniu pesquisadores, professores e estudantes de vários cursos de graduação e pós-graduação.

Entre os temas discutidos, destacaram-se as mudanças climáticas e a busca por soluções sustentáveis, o uso de inteligência artificial no varejo de moda, e as manifestações da moda decolonial. Além das palestras, estava na programação lançamentos de livros e oficinas. Daniela Oliveira, coordenadora do Curso de Design de Moda do Senac Pernambuco apresentou dois artigos científicos, um deles referente ao Projeto Move Moda PE, uma plataforma digital do Programa de Pesquisa de Prints. “Foi uma experiência muito positiva, o trabalho foi bastante elogiado pela banca de professores do Grupo de Trabalho Moda, Sustentabilidade e Inovação e recebemos o convite de submetermos em 2025, a continuidade do Projeto MOVE MODA PE Plataforma Digital”, explica Daniela.

Os alunos Senac Pernambuco também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências na Sessão de Posters. Henrique Marquez, Sheyla Belo e Nayane Carneiro apresentaram um vídeo da ação extensionista realizada na Unidade Curricular de Projeto de Figurino. “Foi uma experiência enriquecedora, repleta de insights sobre tendências e inovações. Uma excelente oportunidade de networking, além de troca de ideias sobre sustentabilidade e diversidade no setor. O evento aumentou ainda mais a paixão e a vontade de enveredar pelos caminhos da Moda Nacional”, fala Sheyla Belo.