Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Oficinas promovem inclusão e sustentabilidade

04 maio, 2021 Camila Basílio gostou muito de participar da Oficina de Sobremesas Geladas

Nos dias 23 e 28 de abril, o Senac realizou duas oficinas on-line, transmitida ao vivo de Sobremesa Gelada, uma ação extensiva da Diretoria de Educação Profissional (DEP) em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down e ao Dia Mundial da Água que contou com 30 participantes. O instrutor da unidade de Hotelaria e Turismo, João Lima, e o professor da FacSenac PE, Robson Lustosa, ensinaram receitas, deram várias dicas e abordaram o uso consciente da água. Eles prepararam uma Surpresa de Doce de Leite e Granola e uma Mousse au Chocolat.

A ideia foi contribuir com a educação inclusiva e ambiental que fortalece os valores do Senac e conecta gastronomia, sustentabilidade e inclusão. A atividade contou com a parceria das Associações: Novo Rumo, Fazendo Acontecer, Nós Podemos Sim, Grupo Down+, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade; de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência; de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrolina – Apae.

No primeiro dia, João Eugênio preparou uma receita de Surpresa de Doce de Leite e Granola. Para ele, foi uma experiência nova e inusitada. “Eles colocaram a mão na massa sem nenhuma dificuldade. Foi muito desafiador, mas também muito positivo o resultado”.

A analista de Educação Profissional da DEP Cecília Barreto, também à frente do Programa Ecos, falou sobre o uso consciente da água para os participantes e do objetivo da atividade. “A ação reforça a importância da educação comprometida com as pessoas e o planeta”, expressa.

A supervisora Psicopedagógica do Senac, Cássia Monteiro, que esteve à frente do projeto, enfatizou que “Eventos como estes, alimentam a nossa certeza de que não existem limites para o conhecimento, somos diferentes, mas também somos iguais. Todos apresentamos necessidades especiais, pois é assim que somos: especiais! Sustentabilidade, colaboração, compõem as marcas formativas do Senac, atitudes inclusivas fortalecem a autonomia e valorizam as potencialidades das pessoas. O evento foi maravilhoso, inclusivo e gostoso”, disse.

O jovem Lucas Evaristo curtiu muito a oficina e agradeceu bastante ao Senac. “Aprendi uma nova receita para fazer para minha família, gostei muito de participar com meus amigos”. Sua mãe, a psicopedagoga Alessandra Barros, integrante do Grupo Fazendo Acontecer, disse que a iniciativa foi uma oportunidade dos jovens perceberem as habilidades que possuem e investir futuramente. “Com a inclusão, todos saem ganhando. Esperamos que tenham outros momentos como esse e a parceria continue”. Miguel Cabral pretende fazer o curso de Gastronomia e mostrou sua satisfação. “Foi um prazer conhecer o Senac e os chefes. Gosto muito desta área e estou à espera de outros cursos, podem me chamar”, destacou. Marinalva Ferreira, mãe de Miguel, disse que o jovem pode conhecer o caminho que pretende seguir. “Ele gosta muito da área, desde pequeno, e eu sempre o estimulei. É muito bom o Senac apoiar estes jovens, para que tenham um futuro brilhante”, pontua.

O professor da Faculdade Senac, Robson Lustosa, que ministrou a oficina do segundo dia, diz que a gastronomia é uma linguagem que pode provocar e estimular as pessoas a quebrarem barreiras, mostrando que o céu é o limite. “O projeto contribui para a construção de competências e abre espaço para eles inovarem e usarem a criatividade. O Senac demonstra o seu compromisso e responsabilidade na formação de todos os indivíduos, de forma igualitária, independentemente de qualquer situação e das diferenças”.

Quer fazer as receitas também? Anote aí!

Surpresa de doce de leite e granola, por João Eugênio

Ingredientes

• 1 xícara de granola de sua preferência
• 4 bananas prata
• 2 paçocas de amendoim
• 1 xícara de biscoito Maria
• 1 lata de doce de leite cremoso
• 1 copo de iogurte natural
• 1 colher de sopa de suco de limão
• 4 colheres de sopa de mel ou melaço

Modo de preparo

Corte três bananas em rodelas e coloque um pouco de suco de limão. Quebre o biscoito maria em pedaços pequenos. Misture a granola com a banana em rodelas e o biscoito maria. Adicione o mel e misture. Bata no liquidificador o doce de leite com iogurte natural e mais uma banana. Em uma travessa pequena ou taça, coloque metade da mistura de granola. Adicione metade do creme de doce de leite e o restante da mistura de granola. Termine com o creme de doce de leite e quebre as paçocas de amendoim por cima.

Mousse au Chocolat, por Robson Lustosa

Ingredientes

• 125g de açúcar cristal refinado ou refinado amorfo
• 270g de açúcar refinado amorfo ou açúcar de confeiteiro
• 6 ovos
• 250g de manteiga sem sal ou margarina 75% de lipídios
• 375g de creme de leite UHT (teor de gordura entre 18 e 22%)
• 250 ml de creme de leite fresco ou creme de leite UHT (teor de gordura entre 18 e 22%)
• 6g de flor de sal ou sal grosso moído
• 375g de chocolate meio amargo ou chocolate ao leite

Modo de preparo Mousse au chocolat

Separe as claras das gemas com cuidado, peneire as gemas e reserve. Bata as claras misturadas com o açúcar amorfo (mais fino) em banho-maria, até o açúcar dissolver bem e formar um creme viscoso e esbranquiçado. Coloque na batedeira e deixe bater em velocidade máxima até esfriar. No banho-maria, derreta o chocolate com o creme de leite até formar um creme homogêneo. Adicione as gemas de ovos peneiradas e misture bem até homogeneizar. Retire do fogo e deixe a ganache amornar; adicione o merengue suíço, misturando delicadamente. Coloque nas taças ou recipientes onde será servida a mousse, tampe ou cubra com filme plástico e leve ao refrigerador até ficar firme e consistente (aproximadamente 2h).

Modo de preparo sauce caramel

Leve o açúcar ao fogo médio em uma panela e quando começar a caramelizar, adicione a manteiga, pouco a pouco, mexendo vigorosamente. Quando formar uma mistura caramelizada homogênea, adicione o creme de leite fresco levemente aquecido e misture bem. Cozinhe em fogo brando até formar um creme espesso e que cubra uma colher. Deixe esfriar até a temperatura ambiente antes de utilizar para cobrir a Mousse au Chocolat.