Os novos paradigmas da gestão comercial pós-pandemia

23 junho, 2021 Os novos paradigmas da gestão comercial pós-pandemia

O novo momento de transformação das relações comerciais durante a pandemia, os desafios para os gestores e profissionais do comércio e as competências necessárias a esses profissionais na chamada Indústria 4.0. Estes foram alguns assuntos tratados durante a palestra “Desafios da Indústria 4.0 para o Gestor Comercial: tecnologias, cenários mutáveis e Novo Normal”, realizada pela Faculdade Senac. O evento online aconteceu ontem (22/06) e teve participação de Eduardo Cardoso Gonçalves, dourando e mestre em Administração pela UFPE e docente em graduação e pós-graduação em diversas instituições do estado.

O encontro foi mediado pelo coordenador do curso de Gestão Comercial da Faculdade Senac, Carlos Polônio. Segundo ele, foi um bate papo memorável de conhecimento, técnica e comportamento humano. “O professor Eduardo Gonçalves trouxe momentos de autorreflexão para docentes, discente e convidados sobre esses difíceis desafios da atualidade”.

A palestra abordou os novos paradigmas trabalhistas, educacionais e relacionais e enfatizou que os profissionais da gestão comercial terão um papel a desenvolver em termos de adaptação e desenvolvimento de competências emocionais, profissionais e tecnológicas. De acordo com Eduardo Cardoso Gonçalves, a indústria 4.0 é o encontro das tecnologias da operação e da informação. “É a transformação do modo como os bens de consumo são produzidos e sua relação com o consumidor.  O profissional dessa nova era precisa ser multidisciplinar, flexível e adaptável, ter habilidades gerenciais, ter a capacidade de identificar o problema e ser um ‘resolvedor’ de problemas, com técnicas e métodos de solução”, ressalta Eduardo.

O aluno do curso de Gestão Comercial, Luiz Fernandes, destaca que o evento abordou temas que afetam diretamente aos gestores atuais e, principalmente, aos futuros gestores comerciais. “O tema tem alta relevância, pois nos força a sermos mais criativos, mais dinâmicos e, definitivamente, nos leva a pensar fora da curva, para que possamos nos transformar em profissionais que realmente trazem soluções como um diferencial mercadológico, pessoal e competitivo, diante da realidade da indústria 4.0.”.

Luiz completa que ser omnichannel e estar presente em todos os canais é uma necessidade de quem deseja permanecer por mais tempo no mercado, seja para vender, para se relacionar com os seus clientes, para divulgar produtos, para gerar experiências ou para aumentar o seu networking profissional.  “Como estudante do 3º período de Gestão Comercial da Faculdade Senac precisamos refletir muito sobre essas questões e nos mantermos atualizados com todas as novas tecnologias para promovermos os melhores resultados frente as novas gerações consumidoras”, pontua.

A docente dos cursos de Gestão da Faculdade Senac, Carol Tucunduva, comenta que o encontro foi uma excelente oportunidade para que os alunos tivessem informações sobre a importância de aliar os conhecimentos teóricos, construídos ao longo dos seus cursos de graduação e a prática, sobretudo no momento que estamos vivendo. “As informações trazidas pelo nosso convidado só confirmam que, mesmo antes de adentrarmos o cenário pandêmico, a Faculdade Senac já conduzia seus alunos pelo caminho exigido pelo mercado, ensinando-os não apenas para os saberes teóricos mas também – e principalmente – para a resolução de problemas práticos de empresas reais”, finaliza.