Perfil do gestor comercial 4.0 é tema de debate na Faculdade Senac

04 junho, 2021 Gestão Comercial 4.0 é tema de debate na Faculdade Senac

Para comemorar o Dia do Gestor Comercial (04/06), a Faculdade Senac realizou debate com o tema Perfil do Gestor Comercial 4.0. De forma remota, o encontro aberto ao público teve participação de alunos e docentes dos cursos de Gestão Comercial, Gestão de RH, Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O evento contou com a presença de Gabriel Lima, executivo Comercial com 20 anos de experiência na área, e Carlos Roberto Ferracioli, executivo de Vendas da Ideale Consultoria de Vendas, com 19 anos de atuação no segmento. Os palestrantes despertaram reflexões sobre a prática da gestão comercial atual, fortemente impactada pela tecnologia e pela pandemia. Ao longo da noite, ambos chamaram atenção para a necessidade do gestor se aperfeiçoar nas inovações tecnológicas disponíveis, além da importância da inteligência relacional comercial, e da necessidade de se fazer uso da estratégia de sucesso do cliente, da lealdade e fidelidade do cliente/comprador e da busca por oportunidades.

Segundo Ferracioli, o gestor 4.0 tem que ser dinâmico, objetivo, mais ético e verdadeiro. “Ter empatia é fundamental para o exercício da profissão. Se você pergunta ao seu cliente como ele está, pare e escute o que ele tem a dizer”. Já Gabriel aponta que algumas profissões ficarão obsoletas, todavia, a área comercial sempre vai existir.

O professor e coordenador dos cursos de gestão, Carlos Polônio, analisa que o gestor comercial 4.0 é aquele que lidera, entendendo as diferenças e diversidades da equipe, que aprende e compreende os cenários e as oportunidades. “Ao tomar decisões mais rápidas, o gestor 4.0 deve gerar resultados, cercando-se dos melhores profissionais disponíveis no mercado. Ele precisa ser capaz de realizar a escuta ativa e de se comunicar de modo claro e não-violento, agir com flexibilidade e compreender suas próprias limitações”, comenta.

Aluno do curso de Gestão Comercial, o gerente Comercial do Senac, Anselmo Oliveira, elogiou o evento e salientou que é extremamente positivo para qualquer área de atuação ter a oportunidade de dialogar, expor ideias e ouvir insigths, principalmente quando trazidos por profissionais que vivenciam essas experiências no seu dia-a-dia.  “O período que atravessamos, desde 2020, trouxe novas realidades, exigindo mudanças reais de atitude. Há muito tempo, vender deixou de ser uma arte. Hoje, vender é ciência e o gestor comercial é atitude, ação, movimento”, analisa Anselmo.

A aluna Soraia Barreto ressalta que o debate possibilitou ter acesso ao que ocorre no dia a dia dos profissionais que trabalham na área. “Entre as várias contribuições sobre como é a prática do mercado e os desafios da profissão, destaco a necessidade da inovação, tanto em termos de produtos, como no gerenciamento de pessoas dentro das novas condições de interação entre consumidores e empresas”.