Prints-Pesq: Senac avança no programa de Pesquisa e Inovação

07 março, 2023

Através de workshop, corpo técnico do Senac conheceu as características que norteiam a pesquisa científica, com foco na elaboração e produção de ciência e novas tecnologias

Por meio do Programa de Inovação e Tecnologia (Prints-Pesq), na última sexta-feira (03) o Senac deu mais um passo na estruturação do próprio núcleo de pesquisa acadêmica e profissional. Em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi realizado o workshop Publicações Científicas: elaboração de artigos científicos e escolha de periódicos, voltado para capacitar os atores envolvidos com a estruturação da pesquisa. Na capacitação, foram apresentadas as características que norteiam uma pesquisa científica, com foco na elaboração e produção de ciência e novas tecnologias. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade Senac, no Recife, e faz parte do protocolo de intenções, assinado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco em outubro de 2022.

Em busca de ampliar o apoio técnico à gestão de pesquisa no Senac, a oficina foi conduzida pelos professores da UFRPE Marcelo Marinho e Marcos Sobral, e reuniu diretores, gestores, coordenadores, docentes do ensino básico ao superior e colaboradores de unidades funcionais. “O que vocês trabalham aqui, na sala de aula ou no campo laboral, pode virar ciência e beneficiar outras pessoas, inclusive de outras regionais do Senac”, disse Marcos ao ensinar o passo a passo de como escolher um periódico para publicação, a estrutura de um artigo e todos os artefatos para quem deseja começar a produzir conhecimento científico.

Betânia Paiva, Gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac, participou do workshop e pontuou o quanto esses encontros agregam. “Fortalecer a pesquisa dentro de uma instituição como o Senac, é abrir as portas para mostrar ao mundo o que estamos realizando. E para além disso, possibilitar que mais pessoas sejam transformadas pela educação e pelas boas práticas que temos desenvolvido aqui”, comentou. Com duração prevista para quatro meses, o projeto visa a entrega, no final, de um painel de gestão para monitorar os indicadores das pesquisas realizadas pela instituição.