Semana do Meio Ambiente – O que você faz pelo planeta?

08 junho, 2021 Iniciativas sustentáveis contribuem para a preservação do planeta_

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, é uma forma de chamar a atenção da sociedade para discutir o tema. E desde 1981, foi instituída a primeira semana do mês de junho como a Semana Nacional do Meio Ambiente. Colaboradores do Senac compartilham iniciativas que contribuem para um mundo melhor. São atitudes que visam ao desenvolvimento sustentável, partindo de três pilares: social, econômico e ambiental.

Tendo como um dos prismas atuais a responsabilidade social e ambiental, dentro do curso de Design de Moda, na disciplina de Tecnologia Têxtil, a professora Samantha Pimentel trabalha junto aos alunos experimentações e soluções inovadoras que contribuem com a reutilização de materiais têxteis. Segundo ela, a moda é um veículo de transformação humana e tem promovido cada vez mais soluções inovadoras. Fora da sala de aula, no seu dia a dia, ela comenta que faz uso do upcycling – técnica que consiste no reaproveitamento e transformação de peças, dando uma nova ressignificação ou design. “Muitas vezes, reciclo peças que não utilizei, ou foram de minha mãe, e reutilizo com um novo design, para mim”.

A analista de Educação Profissional e coordenadora do Programa Ecos do Senac Pernambuco, Cecília Barreto, conta que sempre se incomodou com o volume de resíduo gerado pelas fraldas descartáveis, além do impacto de todo processo industrial que consome matéria prima, água, energia e emissão de gás carbônico para o transporte das fraldas até as prateleiras dos estabelecimentos. Por isso, explica que usar fralda de pano foi uma escolha fácil quando descobriu que seria mãe. “Destaco ainda a exposição da pele do bebê ao plástico que, muitas vezes, causa dermatite de contato, necessitando do uso constante de pomada. Com a fralda de pano, o risco de alergia é bem menor e o bumbum do bebê ‘respira melhor’ nesse calor do Recife. E o melhor de tudo é que não precisa lavar à mão. Vou juntando em um baldinho e jogo na máquina dia sim, dia não. Lá se vão 1 ano e 6 meses de fraldas de pano e essa escolha superou minhas expectativas”.

A analista Administrativo da Gerência de Licitação e Compras do Senac, Luciana Veríssimo, faz a sua parte e percorre cerca de 12 km de sua casa para o Senac, diariamente. “Se já era perfeito aliar a mobilidade urbana à atividade física, andar de bicicleta é uma forma de ser sustentável, pois diminui o impacto ambiental com a redução da emissão de gás carbônico. Em tempos de pandemia é, também, uma maneira segura de manter o distanciamento social. Lamento que não haja incentivos governamentais para estimular o cidadão a trafegar de bike na cidade”, completa.