Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Seminário do Café apresenta tendências e inovações do mercado local

17 novembro, 2022 Seminário do Café apresenta tendências e inovações do mercado local_

Evento do Senac Pernambuco conta com oficinas, palestras e debates com profissionais de reconhecimento local e nacional no segmento 

O cafezinho é uma das preferências nacionais. E não é à toa que o País conquistou o segundo lugar no ranking do consumo mundial em 2021, ficando atrás dos EUA, aponta a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). Em Pernambuco, a bebida impulsiona um movimento chamado de a terceira onda do café, revelando grandes oportunidades de negócios. Diante desse cenário promissor, o Senac realiza nos dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 17h30, o II Seminário do Café – Vivências Além da Xícara, que faz parte das comemorações dos 50 Anos do Restaurante-Escola do Senac Pernambuco. O investimento é de R$49,90 e as inscrições podem ser feitas pelo link www.pe.senac.br/seminario-do-cafe/.

O evento tem apoio da Associação dos Empresários de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (Ascape), Sebrae e Café Santa Clara. A iniciativa conta com palestras, workshops e mesa redonda com renomados profissionais do setor. As atividades serão realizadas na Faculdade Senac (auditório e cozinhas didáticas).

Só na Região Metropolitana do Recife (RMR), há mais de 60 cafeterias em funcionamento, como indica a Ascape. “Com ampliação do público interessado no assunto e a necessidade de constante atualização de profissionais do setor, a ação aposta na apresentação de novas técnicas, novos mercados. O intuito é valorizar e fomentar o mercado do café, que vem crescendo e atualizando-se rapidamente. O Senac como escola de educação profissional fomenta atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, além da visão crítica. Queremos proporcionar mudança cultural com foco na profissionalização e no empreendedorismo”, registra o coordenador do evento, Ricardo Santos.

Programação – Na pauta, as temáticas irão abordar múltiplos olhares e sabores do café; a diversidade e as oportunidades de empreender no setor; o perfil do consumidor pernambucano; criação de coquetéis com café; harmonização com queijos; preparação de sobremesas e os segredos da fotografia gastronômica, entre outros assuntos.

O Seminário terá participação de chefs, instrutores e professores do Senac como Robson Lustosa, Adriana Arregui, Jonas Cavalcanti. Entre os profissionais do segmento, há a presença da barista Lidiane Santos; as jornalistas especializadas em Café, Kelly Stein (Podcast Coffea), Mariana Proença (especialista em conteúdo de café) e Paula Varejão (apresentadora do Canal Sabor & Arte); Aécio Vasconcelos (bartender e barista da Kaffe) e Adélio Pinto (Café Santa Clara), entre outros nomes.

A gerente da Unidade de Hotelaria e Turismo do Senac, Mércia Araújo, destaca a importância de um evento como este para aproximar, ainda mais, a instituição ao mercado. “Para comemorar os 50 anos do nosso Restaurante-Escola estamos realizando uma série de atividades e o Seminário é uma oportunidade de dar mais visibilidade à instituição. Com isso, contribuímos para o aprendizado e aperfeiçoamento não só de nossos alunos e professores, mas também atendemos ao empresariado da área, os profissionais que atuam com a bebida e demais interessados no assunto”, pontua Mércia.

Serviço 

O que: II Seminário do Café – Vivências Além da Xícara

Quando: 22 e 23/11, 9h às 17h30

Onde: Faculdade Senac (auditório e cozinhas didáticas).

Investimento: R$ 49,90

Inscrição e informações: www.pe.senac.br/seminario-do-cafe/.