Senac-PE marca presença em encontro de educação em Portugal

14 maio, 2020

No evento, serão apresentadas experiências pedagógicas inovadoras da instituição.

Os trabalhos que fazem parte do Programa Biblioteca 5.0, desenvolvido pelo Senac Pernambuco, serão apresentados no 5° Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (5° EJML) promovido pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento acontece nesta sexta (15) e sábado (16) e contará com a presença de Luiz Henrique Costa, analista de Recursos Didáticos do Senac Pernambuco. Na ocasião, serão compartilhadas experiências desenvolvidas na Biblioteca do Senac Pernambuco para o lançamento do Livro Coreografias Didáticas e Inovação Pedagógica, que permitiram aos participantes vivenciarem os conteúdos por meio de uma dinâmica imersiva.

A abordagem, pioneira na utilização de recursos metodológicos variados em gamificação associados a Design Thinking, Cultura Maker, Mapas Mentais, Experiência de Usuário (UX) e conceitos de Organizações Exponenciais, pretendeu dar novo significado ao espaço da biblioteca como um local de múltiplas aprendizagens. Essa experiência será tratada no 5° EJML em dois momentos distintos. “Há aspectos profundos de inovação no projeto. Utilizamos metodologias pouco e algumas ainda não aplicadas ou visíveis para inovar o contexto prático da biblioteca, que cada vez mais necessita engajamento, criatividade e cocriação, por meio da gamificação e recursos tecnológicos diferenciados, para reinventar o fazer pedagógico e potencializar  sua relevância como ferramenta de aprendizagem significativa aos seus diferentes públicos”, afirma Luiz.

Em função da pandemia mundial de Covid-19 (novo Coronavírus), a participação de Luiz Henrique Costa dos artigos aprovados será on-line. Além da apresentação, dois artigos produzidos sobre a Biblioteca 5.0, um deles escrito em parceria com a pesquisadora Marcia Nogueira, doutoranda na UFPE, farão parte da composição de um livro referente ao evento.