Senac Pernambuco comemora três anos de parceria com o Porto Digital

23 março, 2023

Quase mil pessoas foram capacitadas na área de TI, o que tem contribuído para a formação de profissionais qualificados para o mercado

No momento em que o Porto Digital anuncia o aumento de 16% no número de profissionais que atuam nas empresas embarcadas, ultrapassando 17 mil postos de trabalho ocupados, o Senac Pernambuco comemora três anos de parceria com o polo tecnológico. Os diversos projetos realizados conjuntamente resultam em quase mil pessoas beneficiadas com cursos na área de TI e ainda incluem uma unidade do Senac no hub tecnológico.

As instituições atuam juntas desde 2020 em prol da inclusão social e digital de jovens de baixa renda, através da oferta de vagas gratuitas para o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Pernambuco, no Recife, e em cursos de qualificação e aperfeiçoamento no Programa Trilha TI, com 24 turmas em mais de 11 programações.

A iniciativa mais recente é o embarque de uma nova unidade Senac no Porto Digital, na Rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife. O objetivo é desenvolver projetos tecnológicos de inovação para atender as demandas locais e soluções avançadas em consonância com o mercado, além de contribuir com a prospecção de novos negócios com instituições parceiras com possibilidade de serem incubadoras de projetos. O novo espaço de formação também busca fomentar projetos nas áreas que dialogam com todos os segmentos educacionais do Senac, voltados ao desenvolvimento de soluções, inovação e empreendedorismo em TI, como também promover a integração com centros de pesquisas, núcleo de práticas acadêmicas, núcleo de metodologias e ensino, estimulando a pesquisa e extensão no segmento.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a parceria com o Senac Pernambuco busca suprir a demanda de profissionais do segmento no Estado ao capacitar pessoas para atuar no ramo da tecnologia. “O Senac é um grande aliado ao Porto Digital, pois conseguimos unir todas as nossas ferramentas, bagagens e expertises no âmbito tecnológico, para atender as necessidades do mercado local, através da formação de qualidade que a instituição proporciona. E isso é apenas o começo de uma longa e produtiva trajetória, que movimenta a economia e gera empregos”, explica Pierre.

“O mercado de TI representa hoje, para Pernambuco, uma oportunidade real de diminuição dos índices de desigualdade social e inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, principalmente pela atuação de excelência do Porto Digital. Este é, sem dúvida, um setor prioritário para nossas entidades”, declara o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto. Segundo ele, o Senac ofertará 5.952 vagas em cursos de TI, o que representa incremento de mais de 30% em relação à oferta de 2022 (4.514 vagas).

Senac e Porto Digital – A primeira iniciativa conjunta iniciou em 2020, com a oferta de bolsas de estudos no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para estudantes de baixa renda. Os alunos receberam a formação pela Faculdade Senac Pernambuco e participaram de um programa de residência e estágios nas empresas embarcadas no polo tecnológico. Foram 60 vagas gratuitas, com custo de quase R$ 1 milhão aportado pelo Senac. Esta primeira turma graduou-se no final do ano passado, e vários alunos hoje trabalham nas empresas do setor.

A parceria deu tão certo que inspirou a concepção do Programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife e Porto Digital. E a Faculdade Senac, mais uma vez, participa da iniciativa, como instituição formadora. O programa oferece bolsas de estudo em graduações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para jovens oriundos da rede pública de ensino. Hoje, são 366 estudantes do Embarque Digital no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac.

Trilha TI – Em 2022, o Senac e o Porto Digital ofereceram 480 vagas gratuitas em mais de 11 cursos de qualificação e aperfeiçoamento dentro do Programa Trilha TI no Senac. Foram 24 turmas nas cidades do Recife, Paulista, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, beneficiando também municípios do Interior. As formações, com cargas-horárias entre 36h e 240h/a, foram oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e tiveram início nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2022.

Abrangência Nacional – As ações desenvolvidas entre a regional de Pernambuco e o Porto Digital, ganharam visibilidade no Departamento Nacional do Senac, que assinou, em agosto de 2022, um memorando de entendimento junto ao polo tecnológico. A parceria visa ampliar o relacionamento de colaboração entre as instituições e é voltada para o desenvolvimento de programas e de iniciativas conjuntas, de caráter nacional, no campo da formação para o segmento de TI, a fim de promover inovação, inclusão digital e competitividade das atividades econômicas das empresas brasileiras.

“Quando o Porto Digital anunciou, há três anos, a carência de profissionais capacitados para ocupar as vagas de trabalho, nossa primeira atitude foi de uma aproximação para desenvolver projetos para atender as empresas. E encontramos no Porto Digital um aliado comprometido em criar soluções junto com a gente. Tem sido uma parceria muito benéfica e esperamos ampliá-la sempre”, declara Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco.