Senac terá unidade embarcada no Porto Digital

26 agosto, 2022

Instituições assinam protocolos de intenções que preveem projetos conjuntos, em âmbito nacional e estadual.

O Senac Nacional assina protocolo de intenções com o Porto Digital, nesta segunda (29/8), que visa estabelecer uma relação de colaboração voltada para o desenvolvimento de programas e de iniciativas conjuntas, de caráter nacional, no campo da formação para o segmento de TI, promovendo inovação, inclusão digital e competitividade das atividades econômicas das empresas brasileiras. No âmbito estadual, também será assinada a carta de embarque do Senac Pernambuco no Porto Digital. A unidade deve começar a funcionar ainda em 2022. O evento acontecerá no Apolo 235, no Recife Antigo, às 10h.

“O Porto Digital já é um parceiro importante do Senac Pernambuco na realização de ações educacionais para o segmento de tecnologia. Com essas iniciativas, fortaleceremos a atuação conjunta não só no âmbito estadual, mas também nacional, desenvolvendo soluções que irão favorecer as empresas do mercado”, comemorou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Para 2023, o Senac ofertará, em todos o Estado, 7.200 vagas em cursos no segmento de TI, o que representa incremento de 53% em relação a 2022.

“Começamos essa aproximação mais forte com o Senac lá em 2019, quando integramos o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac ao modelo que seria o embrião da Residência em Software do Porto Digital e, também, do próprio Embarque Digital. Hoje, chegamos a um novo patamar nessa relação e, mais ainda, na construção de um futuro cada vez mais promissor”, aponta Pierre Lucena.

ENSINO SUPERIOR – Também na segunda-feira (29/8), acontece a aula de encerramento da turma gratuita do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac, oferecida em conjunto com o Porto Digital. Silvio Meira conduzirá a aula para os 35 formandos. Nesta parceria, o Senac investiu quase R$ 1 milhão para oferecer a formação gratuitamente a alunos de baixa renda. Já o Porto Digital assegurou a inserção destes estudantes nas empresas embarcadas, por meio de estágios e um programa de residência. Essa turma serviu de modelo para o Embarque Digital, iniciativa que também conta com a Faculdade Senac como uma das instituições de ensino superior participantes.

AGENDA – A cerimônia inicia às 10h com as boas-vindas à comitiva do Senac Nacional e diretores regionais da instituição no Nordeste e Espírito Santo, no Apolo 235. Na programação, estão previstas apresentação do Porto Digital, visita às instalações da unidade do Senac a ser embarcada, e roda de conversas com empresas do polo. Às 16h, ocorre a aula de encerramento da turma de ADS.