Hackathon Educação propõe inovação a serviço da educação do Agreste

Esta postagem foi publicada em 18 de setembro de 2019


Maratona de imersão faz parte das atividades do Congresso de Tecnologia na Educação

Com o objetivo de fomentar a inovação e a colaboração no ecossistema educacional do Agreste, começa, hoje (18), o Hackathon Educação – 44h de inovação. Com inscrições esgotadas em 7 horas, a proposta, um dos pontos altos da programação do Congresso de Tecnologia na Educação, tem o objetivo de realizar uma maratona de imersão na qual os participantes encontrarão soluções criativas e inovadoras para desafios reais baseados nas demandas do dia a dia da educação do interior pernambucano. A atividade, fruto da parceria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE com o Armazém da Criatividade, segue até a sexta (20) e será realizada no Senac Caruaru.

Participam da maratona 40 pessoas, divididas em oito times, com profissionais de tecnologia, administração, gestão, design, comunicação, estudantes universitários e do Ensino Médio. As equipes serão supervisionadas por mentores que irão auxiliar no aprofundamento da discussão das temáticas e na definição das estratégias de enfrentamento aos desafios. “Nossa ideia é criar um ambiente colaborativo e explorar essa transdisciplinaridade para acharmos soluções empreendedoras para a educação do Agreste”, comenta Ricardo Santos, coordenador do Congresso.

Sob o tema geral Educação, o hackathon foi subdividido em temáticas gerais afinadas às problemáticas da educação do Interior do Estado. Entre os temas gerais, nos quais os competidores poderão criar soluções, estão Educação Inclusiva, Educação Básica, Educação Profissional, Inovação Educação, Impacto Educacional e Educação Pública.

Programação – A maratona começa às 19h, no auditório 1, do Centro de Convenções do Senac. A ocasião será marcada pelo Talk Show “Design Thinking e Inovação Educacional (como entender o problema)”, que será mediado por Silvio Júnior, coordenador de Inovação e Negócios do Porto Digital. Logo após a abertura, serão apresentados os desafios e as equipes serão divididas, para, em seguida, começarem a trabalhar em seus projetos.

A quinta (19) será o dia de desenvolver os projetos. Os participantes contarão com mentorias, nas quais as problemáticas propostas serão aprofundadas e as oportunidades de enfrentamento aos desafios serão definidas. Na sexta-feira (20), os competidores farão uma apresentação dos seus projetos em cinco minutos para a comissão julgadora. Os vencedores serão premiados às 14h, no auditório principal do Centro de Convenções do Senac Caruaru.

Sobre o Congresso – Jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação. Em sua primeira edição, o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae/PE e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), leva para Caruaru o debate sobre “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender”. A programação contará com mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia, além do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do Conhecimento. As atividades serão realizadas na unidade do Senac e no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, no bairro de Indianópolis. O Congresso de Tecnologia na Educação conta também com o apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), da Cambrigde University Press, do Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindiloja).


Por: Luciana Torreão/Luciano Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *