Porto Digital e Senac lançam programa que vai garantir o ensino superior para a comunidade do Pilar

12 julho, 2023

Porto Digital e o Senac lançam, nesta quarta-feira, dia 12 de julho, o Pilar Universitário, um programa completamente gratuito de universalização do ensino superior para a comunidade do Pilar

O programa visa garantir que moradores da comunidade do Pilar que tenham completado o ensino médio possam fazer um curso universitário completamente gratuito. Os cursos serão oferecidos pela Faculdade Senac Pernambuco com bolsas de estudos 100% integrais. O valor da graduação varia de R$ 10.580,64 a R$ 24.328,50 por pessoa, dependendo do curso escolhido. A despesa será totalmente custeada pelo convênio firmado entre Porto Digital e Senac.

“Dessa forma vamos garantir formação superior e empregabilidade para todos os jovens da comunidade. Esse programa deverá transformar a realidade da comunidade de forma radical nos próximos anos, porque irá garantir uma renda digna para toda a comunidade. Dessa forma, saldos uma dívida história que o Porto Digital tinha com essa comunidade pobre que é vizinha do nosso ecossistema”, explica Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

“A inclusão produtiva é um dos principais instrumentos do desenvolvimento econômico. Ao oferecer a oportunidade para pessoas de baixa renda cursarem uma faculdade, estamos dando os meios necessários para que elas conquistem um trabalho e possam mudar a realidade de suas famílias. É através das pessoas que vamos contribuir com o desenvolvimento da Comunidade do Pilar e de Pernambuco”, declara Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

“É com grande satisfação que o Softex Pernambuco apoia essa iniciativa que vai democratizar o acesso ao ensino superior para a comunidade do Pilar. O Softex tem uma longa trajetória de projetos de educação e formação de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia da informação e comunicação e acreditamos que esse programa vai contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. Parabenizamos os parceiros envolvidos nessa ação e desejamos sucesso aos futuros alunos dos cursos oferecidos”, comemora Yves Nogueira, presidente do Softex Pernambuco.

As aulas do programa já começam agora nesse segundo semestre, no mês de agosto. Os cursos oferecidos pela Faculdade Senac são: Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Logística, Gastronomia e Jogos Digitais.

As pessoas interessadas deverão ser aprovadas no vestibular. Antes da prova, no entanto, a Faculdade Senac vai oferecer um curso preparatório para o exame, totalmente gratuito, exclusivo para as pessoas da Comunidade do Pilar.

Lançamento do Programa Pilar Universitário
Quarta-feira, dia 12
Às 09:30 hs
Auditório do Apolo 235 (Rua do Apolo, 235)