Sistema Fecomércio PE é homenageado na quarta edição do ERENEEI

10 outubro, 2024

Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação reúne palestras e debates sobre temas como defesa, setor produtivo e geopolítica

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, participou, hoje (9), da abertura do IV Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (ERENEEI), projeto de valorização da cultura de Defesa e Segurança realizado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE).  Com o tema “Focando o Saliente Nordestino: sua História, Importância Geopolítica e os Desafios para a Defesa”, o encontro reúne apresentações e debates, na Faculdade Senac, no Recife.  Na ocasião, o Sistema Fecomércio PE foi homenageado pelo apoio ao evento e à instituição. “Essa parceria é muito importante, não só para o Sistema Fecomércio, mas para Pernambuco e todo o Nordeste. Começamos a apoiar a Escola de Sargentos e agora estamos desenvolvendo ainda mais parcerias com o Comando Militar do Nordeste”, afirma Bernardo Peixoto.

“Acadêmico: História e Geopolítica”, “Setor Produtivo: Estruturas críticas e potencial industrial” e “Defesa: Guerra do Futuro e Desafios para a Defesa” são os eixos principais da programação. A abertura do IV ERENEEI foi conduzida pelo General Maurílio Miranda Netto Ribeiro que abordou a importância do setor de Defesa para a Região. Segundo ele, “o Nordeste tem elevado valor estratégico para o País, com destaque para o desenvolvimento nacional”.

Tecnologias educacionais – O evento também busca estimular e desenvolver atividades de estudos estratégicos e inovação, promovendo a interação entre os setores da denominada tríplice hélice, composta pela “Defesa e Segurança”, “Indústria e Comércio”, e “Academia”. Com olhar especial para a educação, o diretor de educação Profissional do Senac e da Faculdade Senac, Eliezio Silva, proferiu uma palestra sobre os impactos das tecnologias educacionais no cenário da educação global. “A gente refletiu sobre todas as potencialidades que as tecnologias educacionais trazem para o desenvolvimento da aprendizagem. Aprendizagem essa que precisa ser mais inclusiva, atender, por exemplo, pessoas menos favorecidas para que tenham acesso ao conhecimento e a qualificação, por meio das plataformas à distância”, explica Eliézio.

O IV ERENEEI acontece até hoje (10), no Auditório da Faculdade Senac.