Faculdade Senac e Porto Digital oferecem vagas gratuitas para graduação

Esta postagem foi publicada em 30 de janeiro de 2020

Ao todo, convênio contemplará 60 alunos que cursarão Análise e Desenvolvimento de Sistemas na instituição, com empregabilidade garantida nas empresas do parque tecnológico

Visando ampliar a formação profissional na área de TI e promover a inclusão social, a Faculdade Senac Pernambuco e o Porto Digital celebraram convênio e abriram seleção para o preenchimento de 60 vagas na graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na unidade da instituição de ensino, no Recife. Gratuitas, as vagas são destinadas a estudantes que fizeram o Enem 2019, que comprovem carência financeira e sejam oriundos de escolas públicas ou privadas (desde que bolsistas, parcialmente ou integralmente). Com a proposta de proporcionar 100% de empregabilidade, durante o curso, os alunos poderão ser encaminhados a estágios em empresas embarcadas no polo tecnológico e, posteriormente, serem contratados. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser realizadas até 7 de fevereiro, através do link:  INSCRIÇÕES AQUI.

Para participarem da seleção, os candidatos deverão comprovar requisitos como não terem concluído qualquer outro curso de Graduação em qualquer instituição de Ensino Superior; terem cursado o Ensino Médio na rede pública ou privada, desde que na condição de bolsistas integrais ou parciais; terem obtido nota no Enem 2019 maior ou igual a 600 pontos; e comprovarem renda familiar per capita de até meio salário mínimo por pessoa. No processo seletivo, serão levados em consideração a avaliação socioeconômica, com peso 4, a nota do Enem 2019, também com peso 4, e o tipo de escola de formação no ensino médio, que terá peso 2.

A gratuidade da formação dos alunos selecionados será mantida caso eles atendam aos requisitos de desempenho durante a graduação previstos no edital. Entre eles, estão a não reprovação nos componentes curriculares – seja por desempenho insuficiente ou por faltas – a não solicitação de trancamento/cancelamento do curso e a manutenção dos conceitos bom, ótimo ou excelente em todas as disciplinas. Para o diretor da Faculdade Senac Pernambuco, Carlos Calado, mercado e sociedade se beneficiarão da parceria entre as instituições. “A parceria com o Porto Digital vem agregar ao trabalho que a Faculdade Senac já vem desenvolvendo de identificar e solucionar as necessidades das empresas. Queremos unir forças para que os profissionais de Pernambuco possam se inserir no mercado, com formação qualificada, atendendo à carência de mão de obra da área de TI. Ainda, essa turma especial incluirá socialmente 60 alunos que apresentarem maior carência socioeconômica e melhor desempenho acadêmico”, pontua.

Os alunos que atenderem ao desempenho exigido ao final do segundo módulo serão selecionados para trabalhar em empresas embarcadas no Porto Digital, em estágios, residências ou quaisquer outras formas de ingresso. Para contratação posterior, os contemplados deverão apresentar desempenho satisfatório na empresa contratante durante o estágio, que abrangerá o 3º, 4º e 5º módulos. “Esse curso é mais uma parceria do Porto Digital para atender a uma necessidade atual e futura do parque tecnológico: a formação de capital humano capacitado para atuar nas empresas de tecnologia da informação. Somente para esse ano, prevemos a abertura de mais de 3 mil novas vagas e, nos próximos anos, a expectativa é de manter uma alta taxa de crescimento de colaboradores”, comenta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Sobre o curso – O curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac tem duração de cinco semestres. A formação tem o objetivo de preparar profissionais para o mercado de trabalho de tecnologia que sejam capazes de desenvolver soluções que atendam às necessidades da sociedade e das organizações com uma visão empreendedora e inovadora. O curso tem disciplinas como Introdução à Programação, Algoritmo e Estrutura de Dados, Engenharia de Requisitos, Design de Interação, Qualidade de Software, Governança em Tecnologia da Informação, Desenvolvimento e Integração de Sistemas Móveis, Segurança de Sistemas da Informação, além de cadeiras com foco em gestão e negócios, como Processo de Negócios, Comunicação Empresarial, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Legislação de Tecnologia da Informação, entre outras.

Além da formação em menor tempo, o diferencial da formação são as certificações intermediárias que, antes mesmo de concluir o curso, permitem ao aluno já atuar na área, com conhecimentos específicos. Nesse contexto, depois de ser aprovado e ter concluído os dois primeiros semestres, o aluno recebe o certificado de qualificação em Desenvolvedor de Sistemas; com três semestres, a de Projetista de Sistemas; após o quarto período, o de Analista de Sistemas; e ao completar os cinco semestres, será conferido o diploma de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todas as certificações e o diploma têm reconhecimento nacional.

Lista de aprovados: Após as avaliações, o resultado da seleção será divulgado no site da Faculdade Senac (www.faculdadesenacpe.edu.br), no dia 21 de fevereiro. As vagas da turma dentro da parceria com o Porto Digital serão para o horário da manhã e as aulas terão início no dia 09 de março. O edital pode ser consultado AQUI.


Mais informações sobre a seleção: (81) 3413.6655 ou pelo e-mail secretariafac@pe.senac.br.


 

4 ideias sobre “Faculdade Senac e Porto Digital oferecem vagas gratuitas para graduação