Faculdade Senac Pernambuco

Fortalecimento Acadêmico Continuado

Sobre o programa

Conceito

Com implantação prevista entre 2020 e 2023, o FAC 4.0 é um programa que tem como objetivo principal promover o fortalecimento acadêmico dos cursos da Faculdade Senac Pernambuco, através de ações afirmativas e diferenciadas, buscando a excelência na qualidade das ações educacionais.

Objetivos

Fomentar ações de fortalecimento acadêmico dos cursos da Faculdade Senac buscando a excelência na qualidade das ações educacionais, mudança de cultura, alcance de metas institucionais e a potencialização do valor social agregado ao discente e docente.

Programas

MONITORIA

Tem como finalidade o estímulo à docência, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Tem ainda como objetivos apoiar o desenvolvimento de planos de ensino com trabalho de monitoria; contribuir para a produção do conhecimento, e estimular o interesse pelo ensino, pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

É uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação da Faculdade Senac em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica, daí o caráter de “iniciação”. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado ou não a um laboratório da Faculdade Senac no qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador.

BOLSA PERMANÊNCIA

O Programa de Bolsas Permanência tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Faculdade Senac com a concessão de auxílio financeiro.

FOMENTO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Fomento à Produção Científica visa auxiliar e fomentar a produção científica da Faculdade Senac, seja na publicação, na participação em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, bem como, na realização de projetos finais e de pesquisa. Tem como objetivo de apoiar diretamente pesquisadores produtivos que tenham marcada participação nos esforços de ampliação e consolidação da produção científica da Faculdade Senac.

APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO

O Programa de Apoio a Projeto de Extensão visa convocar a comunidade acadêmica da Faculdade Senac para apoiar e desenvolver Projetos de Extensão, disseminando conhecimento, incentivando e contribuindo para o desenvolvimento local e regional em questões atinentes à saúde, à educação, à tecnologia, ao meio ambiente, ao empreendedorismo e à sustentabilidade. Os critérios de avaliação para o apoio e o financiamento de projetos estão diretamente associados aos campos da interdisciplinaridade, nas dimensões interna e externa, mediante o desenvolvimento de ações inovadoras que elevem a qualidade do ensino de graduação.

APOIO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

O Programa de Apoio a Projetos de Inovação Pedagógica tem como objetivos fortalecer o ensino de graduação na Faculdade Senac, apoiando o desenvolvimento de projetos inovadores de currículos e práticas pedagógicas, sintonizadas com tecnologias e metodologias que visem à melhoria do ensino e da aprendizagem, por meio de experiências interdisciplinares e contextualizadas com a função social da FacSenac.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O Programa de Internacionalização visa fomentar a consolidação de um ambiente internacional na Faculdade Senac como parte do processo de busca por uma excelência acadêmica de classe mundial, que legitima a prática da liderança pertinente e esperada desta instituição nos cenários nacional e internacional. O Programa de Internacionalização visa oferecer informações e oportunidades para que os alunos e docentes continuem seus estudos em instituições de ensino superior estrangeiras.

INCUBADORA E FOMENTO A JOVENS EMPREENDEDORES

Programa de Incubadora e Fomento a Jovens Empreendedores visa fomentar nos estudantes da FacSenac uma educação empreendedora desde a graduação até o ingresso destes indivíduos no mundo do trabalho. Tem como objetivo fomentar habilidades e competências empreendedoras, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação profissional tecnológica.