Primeiro dia de Gastrô Meeting mistura confeitaria com cachaça

24 julho, 2024

Oficinas apresentaram receitas de chocolate com a bebida alcóolica

Teve início nesta quarta-feira (24) a terceira edição do “Gastrô Meeting”, evento promovido pelo curso de Gastronomia da Faculdade Senac que reúne alunos, professores, egressos e profissionais de gastronomia para trocar experiências na área e conhecer tendências do segmento por meio de oficinas gratuitas. Os encontros acontecem até o dia 31 de julho, contando com a participação de nomes de destaque no universo gastronômico como Elk Barreto, gestora da Cachaçaria Sanhaçu e Adriana Arregui, confeiteira do Grupo Barry Callebaut.  Uma das oficinas da manhã desta quarta foi ministrada pela chef Elisabeth Dias, também ex-aluna da FacSenac e empreendedora na confeitaria Sabor de Beth e no buffet Koletivo Gastrô, que apresentou o tema “Cachaça do copo à panela: receitas e harmonização”. Beth ensinou a fazer um brownie com brigadeiro de cachaça. Já a confeiteira Adriana Aguerri demonstrou como utilizar a cachaça em trufas durante a aula “Deu Samba de Chocolate e Cachaça: técnicas de chocolateria no preparo de trufas.”

Beth Dias é advogada, mas trocou a carreira jurídica pela cozinha. Hoje, diz ser muito mais realizada: “Essa casa me trouxe a felicidade profissional que eu buscava. A cozinha é mais cansativa fisicamente, mas foi nela que encontrei a minha verdadeira paixão”, relatou.

Adriana Guerri também tem uma carreira de sucesso vinculada ao Senac. Tudo começou quando fez o curso de cozinha. Daí para a frente, nunca mais deixou a culinária. Atualmente é professora de confeitaria palestrando em vários eventos, como aconteceu com o Festival de Garanhuns, e sobremesas com sua assinatura vão passar a integrar o cardápio oficial do famoso restaurante Oficina do Sabor.

“O Senac foi um resgate na minha vida. Iniciei o curso por causa de uma depressão e a partir de então, passei a vislumbrar outras oportunidades. Agora tenho reconhecimento no que faço em Pernambuco e ainda trabalho para uma das marcas mais tradicionais de chocolate do mundo”, disse.

A novidade desta edição é que algumas oficinas serão conduzidas de forma “combo”, ou seja, unindo dois professores do curso de Gastronomia para promover a interdisciplinaridade de conhecimentos- união de conteúdos de uma ou mais disciplinas, modelo pedagógico destacado na instituição.

Além disso, o terceiro Gastrô Meeting traz um workshop especial no eixo “Gestão e Empreendedorismo”, que será comandada por André Silva Gomes, docente de Tecnologia e Gestão e coordenador da Incubadora i.de.i.a.S. do Senac-PE, ensinando sobre o uso de ferramentas digitais para as rotinas gerenciais e operacionais de negócios em Gastronomia.

Para o coordenador do curso de Gastronomia da FacSenac, Robson Lustosa, a interação dos profissionais com os alunos traz inúmeros benefícios: “Nós temos muitos profissionais no mercado que saíram do Senac. Então, a nossa proposta com o Gastro Meeting, que começou em 2023, é promover esse contato com os nossos alunos que ainda estão começando a carreira, para que possam se espelhar e entender a trilha que esses profissionais fizeram e que pode levar ao sucesso.”

A aluna do 2º período do curso, Fátima Melo, aprovou a inciativa: “Estava de férias e voltei só para o Gastro Meeting. Eu me inscrevi em todas as oficinas, estou amando.”

Confira no link a programação completa do evento: https://faculdadesenacpe.edu.br/?evento=3-gastro-meeting-encontro-de-estudantes-e-egressos