Alunos de Logística da Faculdade Senac realizam visita à Cervejaria Ambev

11 julho, 2024 Alunos de Logística da Faculdade Senac realizam visita à Cervejaria Ambev

Durante a visita os estudantes acompanharam o processo produtivo da cerveja

Os alunos do curso superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Senac participaram de uma visita técnica às instalações da Cervejaria Ambev, localizada em Itapissuma, Pernambuco. Durante a visita guiada de mais de três horas, os estudantes, acompanhados pela monitora de visitas da Ambev Thaís Castro e pelos docentes do curso Carolina Ramalho, Ângela Souza e Over Montes Causil, aprenderam sobre o processo produtivo da cerveja e sobre os procedimentos logísticos envolvidos no armazenamento e na distribuição do produto.

Um dos destaques da visita foi a demonstração do uso do modal dutoviário (uma modalidade de transporte de produtos através de tubulações) na movimentação de materiais dentro da indústria. Os alunos puderam observar como quilômetros de dutos conectam silos (um tipo de depósito para armazenamento de materiais), misturadores e reatores industriais, facilitando a transferência do produto líquido entre os equipamentos.

Além disso, eles puderam visualizar em detalhes como funcionam as esteiras de transporte. Utilizadas amplamente, essas esteiras transportam os produtos através das máquinas de engarrafamento, etiquetagem e pasteurização. Automatizadas e integradas aos sensores, elas garantem a separação de garrafas que não atendem aos padrões de qualidade, como, por exemplo, o volume correto. As esteiras, junto às máquinas de engarrafamento, têm capacidade de movimentar 85.000 garrafas por hora.

A fábrica usa dois métodos de distribuição: direta e indireta, para alcançar mais clientes. A distribuição direta ocorre através dos canais digitais. Um exemplo é o Zé Delivery, startup criada pela Ambev para entregar bebidas por meio de um aplicativo. Assim, a empresa utiliza ferramentas digitais para ser competitiva ao atrair clientes que preferem soluções online.

Em relação à cadeia de suprimentos, os estudantes puderam acompanhar de perto quais são os insumos e matérias-primas necessários para a produção da cerveja. Na fabricação da cerveja “Nossa”, por exemplo, as matérias-primas utilizadas são 100% pernambucanas, contribuindo positivamente para a economia do setor agrícola do estado.

Diversas práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental também foram apresentadas aos alunos, como o reuso de água em atividades de jardinagem e serviços de limpeza, reutilização de embalagens e disposição correta das areias utilizadas na filtração, algumas das atividades implementadas pela indústria para diminuir as chances de contaminação ambiental.

“Acompanhar a produção de uma das bebidas mais populares e consumidas pelos brasileiros foi mais uma experiência alinhada com os propósitos acadêmicos do curso- trazer para a prática conhecimentos que vão enriquecer o currículo dos alunos”, destacou o coordenador do curso de Logística do Senac, Over Montes Causil.