Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Com desfile de moda autoral, Faculdade Senac participa da Fenearte 2023 

26 junho, 2023

Serão apresentados 14 looks em coleção exclusiva intitulada Mãos do Barro 

A Faculdade Senac estará presente na Fenearte 2023, um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco. Com o intuito de celebrar a criatividade e o talento dos alunos, a instituição participará com um desfile de moda autoral, marcado para o dia 14 de julho, às 20h, no Centro de Convenções. 

Intitulada Mãos do Barro, a coleção da Faculdade Senac fará uma homenagem aos ceramistas pernambucanos que transformam o barro em narrativas poéticas do nosso imaginário cultural. Apresentará looks que transitam entre a tradição utilitária do barro e o design orgânico e contemporâneo de cerâmicas que ressignificam formas e texturas. 

“As peças mergulham em silhuetas estruturadas e amplas, formas orgânicas e uma paleta de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas e esmaltações. O barro aparece em texturas, adornos e aplicações que se juntam às nervuras manuais de tecidos”, explica Karina Fernandes, professora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Recife. 

Para compor a coleção que irá desfilar na Fenearte, uma banca de professores da instituição analisou 55 modelos criados pelos alunos. Desses, 14 looks foram selecionados. Durante o processo de triagem, critérios como criatividade, viabilidade, ficha técnica e coerência com o tema proposto foram rigorosamente observados. 

A coleção da Faculdade Senac tem parceria com a ceramista e arte educadora Micaella Alcântara, cujas peças irão compor a cenografia dos looks no desfile. Os alunos da instituição fizeram uma imersão no ateliê da artista, onde puderam conhecer o trabalho criativo e o processo de transformação do barro em peças autorais. Na ocasião, a ceramista fez algumas demonstrações para que os alunos aprendessem a manipular o material de trabalho. “Nós adquirimos a argila e agora eles estão produzindo as suas próprias pecinhas de barro que vão compor a cenografia dos looks”, destaca a professora Karina. 

CARUARU – Alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Caruaru também participarão da Fenearte. O desfile está marcado para o dia 15 de julho, com uma coleção inspirada no trabalho da ceramista e loiceira pernambucana Mirelly Guedes da Avoá Cerâmica. “São 14 looks que serão apresentados a partir da leitura de uma cartela de cor harmônica e doce, além de delicada e sofisticada”, explicou o coordenador do curso Luiz Clério.