Desfiles de Moda “Mãos de Barro” e “Avoá” encantaram a Passarela Fenearte 2023

17 julho, 2023

A Fenearte, um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco, recebeu uma verdadeira celebração da criatividade e do talento dos alunos de Design de Moda da Faculdade Senac na Passarela Fenearte, no Centro de Convenções de Olinda. Com o tema “Mãos de Barro” e “Avoá”, os estudantes do Recife e Caruaru, respectivamente, apresentaram suas coleções autorais, encantando o público com looks inspirados pela arte da cerâmica pernambucana. Os desfiles aconteceram nos dias 14 e 15 de julho, sendo o primeiro dia de alunos do Recife e o segundo, da turma de Caruaru.

Na coleção “Mãos do Barro” os alunos do Recife mergulharam no universo do barro, trabalhando em parceria com a ceramista Micaella Alcântara, cujas peças foram utilizadas na cenografia dos looks. A homenagem aos ceramistas pernambucanos foi evidente em cada detalhe dos looks selecionados para o desfile.

A coordenadora de Design de Moda, Daniela Vasconcelos, destaca que este ano foi um recorde de desafios, pois tiveram pouco tempo para criar a coleção. “No entanto, conseguimos desenvolver uma coleção pensada com harmonia e sensibilidade. Mais uma vez, a produção da Fenearte ficou encantada com o resultado. Isso é fruto do trabalho realizado em sala de aula, das disciplinas ministradas com os alunos. Aqui, mostramos para o aluno as competências, nossas marcas formativas, que são tão importantes. Ele é o protagonista, sobe na passarela e mostra o seu trabalho. Estamos todos emocionados com essa conquista”.

As alunas da FacSenac Recife, Alice Albuquerque e Luísa Toroxel, ambas do terceiro período, destacaram que participar da Passarela Fenearte foi incrível, inclusive por explorar todo o potencial criativo que o barro proporciona. Alice atuou na produção de moda e Luísa criou um dos looks. Elas comentam que foi uma experiência enriquecedora. “Foi desafiador e gratificante conhecer de perto todo o processo do barro. Essa vivencia me permitiu ter novas perspectivas na moda”, destaca Luísa. A professora Samantha Pimentel, pontua que, em breve, será lançado o editorial de Moda com as peças para comunicar ainda mais o que os alunos desenvolveram.

A coleção transitou entre a tradição utilitária do barro e o design orgânico e contemporâneo de cerâmicas, ressignificando formas e texturas. Os tons terrosos do barro e da cerâmica se mesclaram com cores vibrantes das pinturas e esmaltações, resultando em peças que exibiam texturas, adornos e aplicações em conjunto com nervuras manuais de tecidos.

Karina Fernandes, docente de Design de Moda avalia que a imersão criativa foi uma experiência emocionante para todos, em cada etapa do processo. “Trabalhar com o barro foi algo novo e desafiador para todos. A ideia de visitar o ateliê da ceramista Micaella Alcântara foi fundamental, pois os alunos puderam vivenciar e praticar no ateliê algumas das técnicas que ela utiliza. Eles manipularam a argila, criaram peças vistas na passarela, os acessórios e os adornos das roupas”.

Já no segundo dia de desfile, os alunos da Faculdade Senac Caruaru apresentaram a coleção “Avoá”, inspirada no trabalho da ceramista e loiceira pernambucana Mirele Guedes. “Essa coleção é realmente especial”, diz Luiz Clério, coordenador da Faculdade Senac Caruaru. “Os alunos se dedicaram de forma incrível, criando looks fluidos e etéreos que expressam a força e autenticidade da mulher, assim como as delicadas louças da ceramista Mirele Guedes. Os volumes, movimentos, bordados e apliques tornaram essa coleção única, e a cartela de cores harmoniosa e sofisticada finalizou com perfeição esse emocionante trabalho”.