A Faculdade Senac Pernambuco por meio de uma parceria da sua Mantenedora, o Senac Pernambuco, junto à Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, cuja Coordenação de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação está à frente do Projeto PRINTS Pesq, que apresenta com imensa satisfação o Grupo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia, como um diferencial acadêmico na resolução de problemas, com foco na construção de novos conhecimentos, viabilizando o aprendizado, aumentando a conscientização pública, criando soluções bem-sucedidas e testando hipóteses sobre a sociedade, o mercado, a instituição Senac e as tecnologias, tendo como área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Administração.
Analisar a área de pesquisa na Faculdade Senac-PE, sob a ótica da construção do conhecimento e dos padrões de avaliação educacional praticados no Brasil, o que viabilizará o desenvolvimento de uma estrutura de apoio à pesquisa científica na instituição.
Autores:
• Luiz Henrique Monteiro Barreto da Costa
• Carlos Franklin Souto Oliveira
• Guilherme Pinheiro Rodrigues
• Gabriel Afonso de Moraes Pinheiro
• Guilherme Ramos Ataíde Ferreira
Eixo Temático:
Desenvolvimento de Produtos Derivados das Ações e Cursos do Senac Pernambuco
Descrição do projeto:
O presente projeto de pesquisa visa desenvolver a prototipação de uma ferramenta digital e metodológica para Avaliação de Curso no âmbito do Senac Pernambuco, observando seu itinerário formativo, tendo por base o Modelo Pedagógico Senac (MPS) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Assim sendo, o projeto segue uma abordagem qualitativa, tendo por objeto um estudo descritivo e explicativo. Quanto aos procedimentos utilizados, o estudo fará uso de pesquisas bibliográfica integrativa, documental e de campo. Para construção e modelagem da ferramenta, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os estudantes, professores e corpo técnico do Senac Pernambuco, nos níveis de Ensino Médio Integrado à Pós-Graduação. Os dados apresentados na pesquisa serão ponderados a partir da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Espera-se que a ferramenta possa mensurar e comparar diferentes conjunturas de dados e emissão de relatórios, de modo a levantar indicadores que permita uma gestão inovadora e eficaz da qualidade educacional e o aprimoramento da prática pedagógica dialogada nas diferentes modalidades de ensino, garantindo que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem traçados, além de orientar a expansão das ofertas de cursos institucionais, o aumento da efetividade acadêmica e social, fundamentado na promoção de valores democráticos, na melhoria da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.
Autores:
• Daniela Vasconcelos de Oliveira
• Karina Carla de Araújo Fernandes Pinto
• Patrícia de Jesus Oliveira
Eixo Temático:
Soluções em Tecnologia ou Sistemas de Informação Derivados de Ações ou Cursos do Senac Pernambuco
Descrição do projeto:
O projeto para a implementação do FabTex: Espaço de trabalho Têxtil e Vestuário que busca a inovação e conexão da educação, indústria têxtil e comunidades com o futuro. O presente projeto estipula como objeto do laboratório de prototipagem o desenvolvimento de pesquisas experimentais, projetos, atendimento a estudantes, empreendedores, promovendo o fomento da tecnologia no fortalecimento das práticas anuais e sustentáveis trazendo assim uma gama de novas possibilidades para o ensino do design. O projeto foi desenhado para duas linhas de transformação: a primeira na sustentabilidade e a segunda na valorização da tradição cultural de alguns produtos de moda. As duas linhas se encontrarão ao final do projeto em uma plataforma digital que irá oferecer uma rede de atores que poderão contribuir com a cadeia têxtil e do vestuário do estado de Pernambuco. As pesquisas serão realizadas com os principais envolvidos, artesãos, consumidores, empresas e analisadas de forma qualitativa e quantitativa gerando resultados que possibilitarão diferentes contextos de publicações científicas.
Autores:
Arnott Ramos Caiado
Samantha Grasielle Camara Pimentel
Lucas Leonides Rodrigues da Silva
Eixo Temático:
Soluções em Tecnologia ou Sistemas de Informação Derivados de Ações ou Cursos do Senac Pernambuco
Descrição do projeto:
Este projeto propõe desenvolver uma plataforma adaptativa para construção de trilhas de aprendizagem, como apoio para estudantes da área de cursos tecnólogos, principalmente Análise de Sistemas, podendo ser escalado para diversas áreas de formação. Os estudos têm caráter exploratório, experimental e aplicado, com uso intenso de aprendizagem de máquina e inteligência artificial. A base do estudo se dará com uso da linguagem Python para explorar as opções de APIs (Application Programming Interface, que pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicação web) acessando bibliotecas e serviços disponíveis de inteligência artificial, como, por exemplo, o Chat GPT, muito conhecida nos últimos tempos. Pretende-se estudar e validar a construção de trilhas de aprendizagem customizadas, com participação direta dos estudantes, e grande possibilidade de interação. No final, o principal resultado que se espera é a construção de uma plataforma de software, adaptativa com uso de IA e ML (Machine Learning), customizada para cada estudante, apoiando a inserção efetiva dos estudantes no mercado de trabalho com base na otimização do seu processo de escolha e organização do aprendizado.
Autores:
• Simone Maria da Silva Nunes
• Diego Alisson Monteiro
• Mitchell Bezerra de Oliveira
Eixo Temático:
Desenvolvimento de Produtos Derivados das Ações e Cursos do Senac Pernambuco
Descrição do projeto:
De acordo com Charles Darwin, em “A origem das Espécies”, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Na era da inteligência artificial como ferramenta de construção do futuro, pessoas e empresas se deparam com os desafios de acompanhar os avanços tecnológicos com o objetivo de se manterem competitivos. E, para poder competir, bem como, avançar dentro das perspectivas e diretrizes do planejamento de uma empresa e, dessa forma, ter continuidade no mercado cada vez mais digital, conectado, móvel e em rede é preciso “ouvir” o que os dados tem a dizer, pois eles, sendo precisos e relevantes, contam a história da empresa além de traçar mapeamentos de tendências de futuro refletindo comportamentos, anseios e antecipando resultados frente ao produto e/ou serviços que a empresa oferece. A tomada de decisão baseada em dados (Datadriven Decision-making) apresenta-se como uma efetiva abordagem para a resolução das problemáticas e como uma perene ferramenta para a manutenção de um futuro competitivo. Entretanto as transformações organizacionais e culturais necessárias para a aplicação exitosa da metodologia, apresentam-se como os principais obstáculos enfrentados. Este estudo aborda a importância da cultura orientada por dados no contexto do Senac Pernambuco, investigando melhores práticas, estratégias de implementação e formas de envolver os funcionários, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre essa cultura em instituições de formação profissional e fornecendo lições para outras organizações que enfrentam desafios semelhantes.
Coordenadora de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Faculdade Senac Pernambuco
Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do PRISMA - Coletivo de Estudos e Pesquisas em Organizações, Sustentabilidade e Inovação e do PRINTS - Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Gestão Empresarial com as seguintes áreas de interesse: Sustentabilidade, Logística Reversa, Consumo Sustentável, Mobilidade Sustentável, Gestão de Resíduos Sólidos, Produção mais Limpa, Gestão de Serviços e Gestão da Inovação.
Olá, sou Arnott Ramos Caiado, um profissional dedicado ao desenvolvimento de estratégias de negócios com foco em processos e pessoas, sempre impulsionado pela inovação. Sou Administrador, com mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especializações em Gestão Estratégica de Marketing e Gestão Universitária. Minha trajetória de mais de vinte anos no ensino superior me levou a atuar como professor, pesquisador e gestor em instituições como FBV, CEDEPE, SENAI, UNIVERSO, SENAC e PUC/GO.
Ao longo desses anos, desenvolvi projetos de extensão e pesquisa nas áreas de IoT, Automação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e melhoria de processos. Alguns dos meus principais projetos incluem o desenvolvimento de plataformas adaptativas de aprendizagem, soluções de monitoramento e segurança com IoT, e ferramentas inovadoras para interação em aulas remotas, como o DigAí!, que coleta feedback em tempo real dos alunos, e o ProdLattes, voltado para a análise de dados de currículos acadêmicos.
Além da minha atuação acadêmica, sou empreendedor e consultor em TI, com experiência em gestão de processos, pessoas e tecnologia. Minha missão é promover o desenvolvimento de pessoas, apoiando o uso de tecnologias da informação e comunicação, transformação digital e inovação tecnológica, contribuindo para a criação e desenvolvimento de negócios sustentáveis.
Fora do ambiente profissional, sou um entusiasta da inovação e da tecnologia, sempre buscando novas formas de aplicar meu conhecimento para fazer a diferença. Adoro explorar novas ideias, compartilhar conhecimentos e colaborar com projetos que visam transformar realidades. Minha paixão pelo ensino e pela tecnologia guia meu trabalho e meu objetivo de criar experiências significativas e impactantes para todos os que interagem com meus projetos.
Sou Karina Fernandes, professora e consultora de mercado. Construí minha formação acadêmica de forma plural para atuar profissionalmente integrando as áreas de gestão, criação de produtos e comunicação. Sou graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Design, Cultura e Consumo pela Universidade Anhembi Morumbi São Paulo, mestra em Ciências da Comunicação com foco em marketing e publicidade pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal e completamente envolvida com a docência e com a minha atuação profissional em negócios de moda. Procuro sempre incrementar meu repertório como docente e consultora, por isso invisto muito em múltiplas experiências culturais, viagens imersivas e pesquisas variadas. As práticas da docência e as consultorias mercadológicas sempre seguiram completamente integradas durante minha jornada profissional.
Estudante de tecnologias, com experiência no desenvolvimento de soluções educacionais de software e hardware. Atuando no Projeto de pesquisa do Senac, Prints e também no Laima (laboratório de inteligência artificial e machine aid) da universidade federal de Pernambuco.
Olá, sou a Samantha Pimentel, uma designer apaixonada por criar experiências incríveis. Com um mestrado em Design e especialização em ergonomia e gestão da produção de moda, meu trabalho une criatividade e tecnologia para transformar ideias em realidades. Atualmente estou finalizando uma especialização em Design de Artefatos Digitais na Cesar School, com foco em aperfeiçoar práticas, técnicas e metodologias para criar experiências e interfaces digitais mais amigáveis. Minha jornada começou na indústria de criação e confecção, onde passei oito anos aprendendo e evoluindo. Há dez anos, mergulhei no mundo acadêmico, dedicando-me a pesquisas e ensino em Design, Moda e Tecnologia. Hoje, meus projetos se concentram em tecnologias com foco em interfaces e vestíveis, e ofereço consultorias para empresas e startups, ajudando a moldar o futuro do design com foco em UX/UI, prototipagem e usabilidade. Além da carreira, sou mãe em aprendizado constante, descobrindo as maravilhas da maternidade. Adoro passar tempo com a família e amigos, explorar novos lugares e conhecer novas pessoas. Sou uma amante dos animais, especialmente da minha cachorrinha Nina, uma vira-lata adotada durante a pandemia. Gosto de filmes, séries e momentos ao ar livre. Como designer e mãe, meu objetivo é sempre criar experiências marcantes e empáticas para todos os que interagem com meu trabalho.
Graduando na área de Tecnologia da Informação e Análise de Sistemas pela Faculdade Senac Pernambuco e Pesquisador em Tecnologia e Inovação. Assistente Jurídico. Bacharel em Direito.
Graduando na área de Tecnologia da Informação pela Faculdade Senac PE, onde também faz parte da CPA como representante discente e segue com foco na integração entre essas duas áreas profissionais que constam em seu currículo.
Graduando na área de Tecnologia da Informação e Análise de Sistemas pela Faculdade Senac Pernambuco. Pesquisador em Tecnologia e Inovação no campo educacional.
Tenho formação técnica em desenvolvimento de softwares onde desenvolvi minhas primeiras habilidades para o mercado. Sou formado em Gestão de TI pela faculdade Estácio e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Faculdade Senac São Paulo. Atuei por 20 anos no Senac-PE como instrutor de TI, onde tive a oportunidade de conhecer novas tecnologias e desenvolver novas habilidades. Atualmente atuo como analista de sistemas do Senac-PE.
Sou pós-graduada em Docência para Educação Profissional e em Educação a Distância pelo Senac, e graduada em Ciências Contábeis pela UFPE. Com mais de 25 anos de experiência na área de informática e educação, atuei por 14 anos como instrutora de informática, lecionando disciplinas como aplicativos para escritório, modelagem de banco de dados e lógica de programação e, desde 2016, venho desempenhando a função de Analista de Planejamento e Orçamento no Senac-PE. Antes disso, acumulei experiência como programadora de computador na COMREG, onde trabalhei com sistemas de folha de pagamento e livros fiscais. Além das atividades docentes, participei de programas de formação em práticas pedagógicas inovadoras e transformação digital na educação e ainda participei de curso de inteligência artificial para negócios e desenvolvimento de games. Meu compromisso com a inovação e a educação se reflete na contínua busca por novos conhecimentos e técnicas de ensino. Adoro aprender coisas novas e me relaciono bem em todos os níveis hierárquicos. Nas horas vagas curto muito a família, pets, filmes, músicas, trabalhos manuais, gosto de explorar novas tecnologias para aprimorar minhas habilidades e poder oferecer o meu melhor em qualquer ambiente. Atualmente sou coordenadora de planejamento e orçamento - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE e estou participando de MBA em ciência de dados e inteligência artificial.
Profissional entusiasta que integra Projetos, Cultura e Educação, focando no design de experiências educacionais. Com prática em Metodologias Avaliativas, Gestão Educacional, Modelagem de Processos e Negócios, Consultoria e Planejamento Estratégico, atua como Avaliador Institucional, Presidente de Comissão Própria de Avaliação (CPA), Coordenador da Programação do Congresso Internacional de Inovação na Educação, Podcaster na Fecomercio e Procurador Institucional (PI) da Faculdade Senac Pernambuco. Participa ativamente de projetos, oficinas, palestras, eventos e pesquisas. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE/ProfEPT - Campos Olinda, com estudo na avaliação de curso como instrumento de gestão curricular. Possui especialização em Mediação Cultural (UFPE), além de graduações em Letras (UFPE) com ênfase em Licenciatura Vernácula e Bacharelado em Crítica Literária.