Sabores do Magreb é tema de jantar realizado pelos alunos de Gastronomia da FacSenacPE

11 dezembro, 2023 Alunos de Gastronomia da Faculdade Senac realizam jantar temático sobre o Magreb

Os sabores e aromas do Norte da África foram o destaque do jantar “Istmo do Mediterrâneo: Sabores do Magreb”, realizado na última quinta-feira (7) pelos alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, no Mascate Restaurante-Escola do Senac, em Santo Amaro. O evento foi uma culminância das disciplinas do semestre e contou com a orientação dos professores Clarisse Fraga, Betânia Brandão, Íris Ferreira, Demétrius Brito, Cris Barros e Robson Lustosa.

O objetivo do jantar foi promover a aproximação e o conhecimento da cultura alimentar da região do Magreb, composta por Marrocos, Argélia e Tunísia, países do Norte da África com fortes influências árabes e berberes. A iniciativa trouxe como inovação uma experiência sensorial completa, envolvendo estímulos visuais, gustativos e olfativos.

Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na gastronomia do Magreb por meio de um menu degustação composto por cinco entradas, duas opções de pratos principais e duas sobremesas, harmonizadas com café. Entre as delícias servidas, estavam o brik, um minipastel folhado triangular recheado com atum, alcaparras e batatas; o couscous marroquino, um prato à base de sêmola de trigo cozida no vapor com legumes; e o makroud, um biscoito de semolina recheado com pasta de tâmaras.

O evento também teve um caráter solidário, pois parte da receita arrecadada foi revertida para a ONG Pet Help Recife, que resgata e dá lar temporário para cães e gatos abandonados. A instituição beneficente, localizada no bairro de Boa Viagem, recebe doações de ração, medicamentos, material de limpeza e outros itens.

O coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, Robson Lustosa, destacou a importância do evento para a formação dos alunos. “Esse tipo de atividade permite que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de desenvolverem habilidades como planejamento, organização, criatividade, trabalho em equipe e comunicação. É uma forma de prepará-los para o mercado de trabalho e para os desafios da profissão”, afirmou.