Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Senac Pernambuco inaugura usina de energia solar em Petrolina

29 maio, 2023

Obra teve investimentos de mais de R$ 1,9 milhão para produzir energia limpa para abastecer várias unidades da instituição

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e fortalecer o compromisso com a sustentabilidade, o Senac Pernambuco inaugura, nesta segunda-feira (29/5), às 18h, a usina de energia solar na unidade de Petrolina, localizada à Rua Projetada, 650, Maria Auxiliadora. O projeto tem investimento de mais de R$ 1,9 milhão e conta com 330 placas, que vão captar a luz do sol e produzir energia limpa e renovável para abastecer a unidade. Na oportunidade, será realizado o lançamento do Cartão do Empresário no município, e a solenidade de entrega do título de Cidadão Petrolinense ao 1º vice-presidente da Fecomércio-PE e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas Petrolina), Joaquim de Castro Filho.

Situada no Semiárido pernambucano, Petrolina oferece condições meteorológicas favoráveis ao uso do sistema, tendo como características a alta radiação solar associada à baixa nebulosidade. A usina do Senac terá capacidade de gerar mais de 150KWp, o que resultará em uma geração média mensal de 22500Wh, o equivalente ao abastecimento, em média, de 185 casa populares por mês. Com a usina, a produção de energia será mais que o suficiente para abastecer a unidade do Senac em Petrolina, assim, o excedente será distribuído para outras unidades da instituição.

Além de proporcionar economia no consumo de eletricidade, as placas contribuem com o meio ambiente, gerando energia limpa. “A transição para uma matriz energética mais limpa faz parte das diversas ações que o Senac vem desenvolvendo para reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade. São ações concretas de impacto social, econômico e sustentável. Já inauguramos a usina de Caruaru, agora em Petrolina e, ainda este ano, inauguraremos a usina de energia fotovoltaica em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que está em construção”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Desde que foi implantada, no mês de fevereiro deste ano, a Usina já provocou um impacto ambiental positivo, com a geração de 73MWh, que equivale a uma redução de 58 toneladas de CO2, 3.800 árvores plantadas e 29 toneladas de carvão.

Compromisso com a Sustentabilidade – Presente em todas as regiões do Estado, o Senac Pernambuco tem o desenvolvimento sustentável como um dos seus pilares. Por isso, durante o ano, realiza uma série de ações voltadas para alunos, colaboradores e a sociedade, com foco na sustentabilidade corporativa e educação ambiental. São ações como coleta seletiva, feira agroecológica, campanhas de conscientização, oficinas, parceria com cooperativas, entre outras.

Além disso, a Instituição possui em seu portfólio o Programa Senac de Boas Práticas em Resíduos Sólidos que oferece consultoria customizada para auxiliar empresários do setor hoteleiro e de alimentação, além de condomínios residenciais e empresariais, a implantar ações de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos. Ele contempla todas as etapas necessárias para a implantação de novos processos, assim como a aplicação de medidas corretivas em processos já existentes.

Título de Cidadão – Natural de Ouricuri, o empresário Joaquim de Castro Filho é o 1º vice-presidente da Fecomércio PE e é presidente do Sindilojas Petrolina, exercendo, no município, uma liderança junto aos empresários do comércio. Formado em Administração e com especialização em Administração Financeira, Joaquim de Castro tem forte atuação e engajamento em vários outros segmentos sociais no município, onde também ocupa a presidência do Lions Petrolina Centro e é membro do Conselho Regional do Senac e do Sesc. Justamente por esses serviços prestados à cidade e aos empresários do município, recebe o Título de Cidadão Petrolinense.

Serviço: Inauguração Usina Fotovoltaica em Petrolina

Data: Nesta segunda-feira (29)

Horário: 18h

Local: Senac Petrolina (Rua Projetada, nº 650, Maria Auxiliadora)

Tags: