Faculdade Senac Pernambuco

Notícias

Senac Pernambuco participa de festival gastronômico na 30ª Agrinordeste

30 novembro, 2023 Senac Pernambuco participa de festival gastronômico na 30ª Agrinordeste

Evento começa nesta quinta-feira, no Centro de Convenções, e segue até domingo

Professores de Gastronomia do Senac Pernambuco, além de egressos da instituição, participam a partir desta quinta-feira (30) do festival Sabor do Campo, uma das atrações da 30ª Agrinordeste, feira que reúne o melhor do campo. Durante o evento, que segue até domingo (3) no Centro de Convenções de Pernambuco, eles se juntarão a chefs de outros Estados do país para realizar oficinas e aulas-show voltadas para culinária regional, churrasco, doces e confeitaria.

O festival gastronômico será uma oportunidade de vivenciar a culinária pernambucana sob a batuta de chefs talentosos e reconhecidos. Já no primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (30), o chef Heleno Junior, do Senac Recife, irá preparar uma deliciosa torta de doce de leite assado com castanha de caju caramelizada na cachaça. No mesmo dia, a chef Cris Barros, da Faculdade Senac, apresentará o doce patrimônio de Pernambuco: o bolo de noiva.

Já no sábado (2), o chef Robson Lustosa, também da Faculdade Senac, mostrará todo o seu talento no preparo de um carré de cordeiro em farofa crocante de coquinho catolé com redução de café e purê de macaxeira. Em seguida, o chef Renan Yamashita, do Senac Recife, irá preparar um irresistível okonomiyaki sertanejo.

O festival gastronômico Sabor do Campo, da Agrinordeste, contará ainda com show de churrasco, com o especialista Mauro Carvalho (RS), harmonização de vinhos regionais do Vale do São Francisco, com André Guedes (RJ), cozinha do mangue de frutos do mar, com a chef Negralinda (PE), e o 15º Show de Lácteos, que reúne os melhores produtos da região em um concurso de queijos.

A Agrinordeste é realizada pela Faepe, com patrocínio do Sebrae, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste (BNB), Adepe, Bayer, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SAD) e apoio do Sistema OCB. Para participar da feira, basta se inscrever gratuitamente no site agrinordeste.com.br.

Programação gastronômica

Quinta-feira (30)

14h00 – Técnicas e Segredos do Glacê Mármore (Chef Elaine Oliveira, Nany Bolos)
15h20 – Torta de Doce de Leite Assado com Castanha de Caju Caramelizada na Cachaça (Chef Heleno Junior, Senac-PE)
16h40 – Bolo de Rolo, do tradicional ao moderno (Chef Juliana Costa, Juli Bolos)
18h00 – O Doce Patrimônio de Pernambuco: Bolo de Noiva (Chef Cris Barros, Faculdade Senac Pernambuco).

Sexta-feira (1º)

13h00 às 17h00 – Show de Lácteos (concurso de queijos)
17h30 às 20h30 – Harmonização Queijos e Vinhos Regionais (André Guedes, Consultor Expert em Vinhos, Queijos e Frios)

Sábado (2)

14h00 – Carré de Cordeiro em Farofa Crocante de Coquinho Catolé com Redução de Café e Purê de Macaxeira (Chef Robson Lustosa, Faculdade Senac Pernambuco)
15h20 – Okonomiyaki Sertanejo (Chef Renan Yamashita, Senac-PE)
16h40 –  Carvão vegetal: Macaxeira com charque e molho de tomate (Chef Claudemir Barros, Chica Pitanga)
18h00 – Paleta de cabrito e arroz de seus miúdos (Chef Thiago das Chagas, Reteteu Comida Honesta e São Pedro Restaurante)

Domingo (3)

14h00 às 18h00 – Show de Churrasco
Carne, Sal e Fogo – segredos do churrasco
Mauro Camargo – Embaixador do Churrasco